- Coloque a quantidade referente a uma moeda de 1 real na palma da mão, esfregue e aplique da metade do cabelo até a ponta - ensina Paula. Diferentemente de outros produtos que podem pesar nos cabelos, o óleo de coco deixa eles leves e com brilho natural. – Aqueça de três a cinco colheres de óleo de coco no microondas e, depois que ele esfriar um pouco, aplique no cabelo já lavado – indica a dermatologista para usar o óleo como uma máscara de tratamento. :: Óleo de coco extra-virgem, o novo queridinho dos consultórios de nutrição:: Óleo de coco: gordura que queima gordura Para lábios rachados ou ressecados, ele pode ser usado como hidratante labial. A dermatologista indica: é possível criar seu próprio lip balm com o produto, pois, abaixo dos 25°C o óleo de coco começa a solidificar. – Por conta das propriedades bactericida e antifúngica, é indicado usar o óleo de coco para um gargarejo – explica Paula, apontando que uma colherada já é suficiente. Passar o óleo de coco nas cutículas é uma ótima ideia para amaciá-las e ajudar na hora de cortar.
Por Natasha Heinz, especial
O óleo de coco é usado nas indústrias para fabricação de produtos (como sabão, por exemplo) e até na gastronomia de certas culturas asiáticas. Seu uso, no entanto, se popularizou em aplicações pró-beleza: pode ser usado na pele, nos cabelos, nas unhas e até na boca.
As celebridades aderiram: Angelina Jolie toma uma colher de óleo de coco todos os dias de manhã, Miranda Kerr mistura com o chá verde, Emma Stone diz que usa como removedor de maquiagem e Kylie Jenner, irmã mais nova de Kim Kardashian, divulgou que já aplicou nos dentes como tentativa de clareamento.
Consultamos a dermatologista Paula Chicralla para indicar as utilizações mais comprovadas na área médica.
– O fato do óleo de coco ser um bactericida e antifúngico natural, com alto poder hidratante e facilmente absorvido pela pele, o torna multiúso – explica a dermatologista. – Existem vários tipos de óleo de coco, e o melhor de todos é o extravirgem. Para armazenar, a temperatura ambiente é suficiente, não é preciso refrigerar – completa.
Veja 10 usos indicados para o óleo de coco na beleza
Na pele
1. Removedor de maquiagem
Pode ser aplicado no rosto diretamente ou com ajuda de um algodão para retirar maquiagens mais pesadas.
2. Hidratante para rosto e corpo
– Excelente hidratante, pois é absorvido rapidamente e chega até mesmo a camadas mais profundas da pele - explica a dermatologista Paula Chicralla. – No corpo, junte partes iguais do óleo e do seu hidratante para potencializar o tratamento.
3. Marcas na pele
Para gestantes: o óleo de coco ajuda a prevenir estrias.
4. Na depilação
Passar o óleo de coco antes da depilação ajuda a amaciar os pelos, facilitando o corte com a lâmina, e também a hidratar a pele. Seu efeito antimicrobiano também ajuda contra possíveis infecções.
No cabelo
5. Silicone de brilho
6. Tratamento noturno
Não esqueça de colocar uma touca e lavar o cabelo ao acordar.
Leia também
Na boca
7. Hidratante labial
8. Melhorar o hálito
Fazendo isso, você elimina os germes que naturalmente acabam ficando na boca, garantindo um hálito mais fresco e dentes mais saudáveis.
E tem mais!
9. Amaciador de cutículas
10. Limpar pincéis de maquiagem
Ele também ajuda a eliminar a sujeira dos seus pincéis de maquiagem: a dica é misturar duas partes de sabonete bactericida e uma de óleo de coco e deixar os pincéis imersos por pelo menos uma hora.