Você está vendo esse prato com polentinha e almôndega, saindo fumacinha? Imagine uma dessas refeições que aquecem o coração (brega, mas real). Estava tudo indo bem, você está aproveitando da própria companhia e tomando uma excelente bebida, até que… Derrama o vinho na camiseta branca. Terror e pânico! Além de não querer manchar a roupa, quando o vinho é bom, o sofrimento ainda é por cada gota desperdiçada.
Quando isso acontecer, não se desespere (muito). Porque separamos dicas do que fazer quando você derrama vinho em roupas brancas. Se liga:
Em primeiro lugar: lave rápido. Mesmo que a comida esteja boa e quentinha, agilidade, nesse momento, é importante e facilita na remoção da mancha.
Veja quatro opções de ação:
- Deixe a roupa de molho na água morna, principalmente no local da mancha. Quando ela estiver quase desaparecida, lave a peça com água e detergente neutro.
- Após remover a maior parte do vinho com um pano ou superfície absorvente, derrame vinagre de vinho branco no local da mancha. Depois, lave normalmente.
- Coloque sal em cima da mancha para sugar um pouco do líquido. Deixe agir por cinco minutos e retire. Repita o processo até que a marca esteja bem mais clara. Depois, lave a peça normalmente.
- Outra sugestão é usar uma mistura de sabonete líquido com água oxigenada. Ela é um oxidante que tem efeito de branqueador, pois dissolve os pigmentos da mancha e torna mais fácil a remoção com sabão ou sabonete. Depois de aplicar a mistura de ingredientes, lave bem.
Agora, se você não pôde ou não quis lavar a peça no momento em que o acidente com o vinho aconteceu, você terá um pouquinho mais de trabalho. Nessa situação, nossa dica para remover a mancha já seca é:
Aposte nos alvejantes sem cloro, que são menos agressivos e não desbotam o tecido, principalmente os mais delicados. Você pode utilizar esse tipo de produto tanto em roupas brancas quanto em peças coloridas.
Caso você queira saber o porquê desse assunto, é que andamos derramando um pouco de Campanha por aqui, vinho da Vinícola Salton. O pavor foi grande não pelas roupas, mas pelo desperdício da bebida – que é uma delícia! O Campanha foi produzido na fronteira do RS e consiste em uma combinação das uvas Marselan e Tannat. Quer experimentar? Corre aqui para a Casa Destemperados, temos algumas garrafas à venda no nosso Wine Bar (Rua Marquês do Herval, 82, no bairro Moinhos de Vento).
E claro que a gente não ia te deixar sem a receita daquela maravilha da foto, né! Veja abaixo como fazer um saboroso prato de almôndega com polenta.
Ingredientes:
- 250 g de fubá
- 1½ litro de água
- tempero pronto a gosto
- ½ xícara de molho de tomate caseiro
- 250g de carne moída
- temperos a gosto: usei mix de ervas (estragão, tomilho e orégano), sal, pimenta e um pouco de vinho
- 1 colher (sopa) de farinha de rosca para dar ponto
- 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
Modo de preparo:
1) Dissolva o fubá em 1/2 litro de água. Reserve.
2) Leve uma panela ao fogo com o restante da água, misture o tempero pronto e deixe ferver. Depois, acrescente o fubá dissolvido.
3) Mexa bem a mistura para não empelotar e cozinhe durante 5 minutos em fogo brando. Transfira a polenta para um recipiente.
4) Tempere a carne moída, deixe descansar um pouco e depois faça as almôndegas. Distribua-as em uma assadeira untada com óleo e leve para assar.
5) Aqueça o molho de tomate e coloque as almôndega. Deixe cozinhar por 5 minutos e corrija o tempero, se necessário.
6) No prato, coloque a polenta e sobre ela, as almôndegas. Polvilhe o parmesão, sirva uma taça de vinho e aproveite a refeição.
***
Conteúdo produzido por Destemperados para Vinícola Salton.