Comer fruta é bom em qualquer época do ano (quem é gaúcho sabe o valor de comer uma bergamota no sol durante o inverno), mas é no verão que elas viram as grandes estrelas. Por isso, as frutas de verão são o tema desta semana.
Para começar, uma dica valiosa. Procure saber quais são as frutas da estação e como está a produção. Isso ajuda a escolher alimentos de melhor qualidade e a economizar também. Uma boa maneira é observar os alimentos disponíveis na feira livre. E fique atento: as safras e épocas de colheita variam de acordo com a região do Brasil.
Anote a lista da feira para este verão: melão, pêssego (branco e amarelo), ameixas, abacaxi terra de areia, uvas (niagara rosa e branca, preta, itália, benitaka e rubi), melancia, figo roxo, morango, maçã, mirtilo natural, framboesa natural, amora natural e maracujá, mamão papaia e formosa, abacaxi pérola, manga, caju, melancia baby, pitaya, pomelo (grapefruit), limão, laranja para suco e laranja lima (do céu).
Escolher a fruta também é importante.
– A fruta deve estar vistosa. De preferência sem manchas e com uma textura firme (não pode ser mole), com exceção do figo roxo. O tamanho não quer dizer nada. Morangos gigantes são os menos saborosos e cheios de agrotóxico – indica Paulinho Cobal, dono de um mercado na região do Moinhos de Vento.
E, por último, não se esqueça de armazenar com cuidado. Algumas frutas continuam amadurecendo mesmo depois de colhidas, outras têm o tempo de duração um pouco maior.
– Morango e figo precisam ser guardados na geladeira, as demais podem ficar em lugar fresco e arejado – explica Paulinho. Por isso o ideal é comprar frutas duas vezes por semana e na quantidade certa que será consumida, caso o contrário elas podem estragar.
Acompanhe o site durante esta semana e veja dicas, truques, listas de lugares para visitar, receitas e experiências, mas antes confira algumas receitas com frutas.