Que tal um bacalhau que leva manteiga de garrafa? Esse prato (delicioso) existe e é o Bacalhau do Batista, elaborado pelo sempre simpático chef Batista, fiel escudeiro de Claude Troisgros. Com uma boa pegada de brasilidade e que foge das receitas tradicionais de origem ibéricas, o também "Mestre do Sabor" compartilha passo a passo do prato com os leitores do Destemperados a sua criação.
O chef levou uma semana para criar esta receita que é recheada de memórias afetivas de sua infância na Paraíba, principalmente dos pratos que sua avó fazia. Nela, Batista traz sabores nordestinos, como queijo coalho, aipim e manteiga de garrafa, que dão um verdadeiro “match” com o bacalhau.
- Para fazer essa receita eu segui meu coração pensando na minha avó. E ela sempre dizia que não tinha coisa melhor para casar que aipim com manteiga de garrafa. Ela tinha muita razão - revela Batista complementando que o seu bacalhau não tem mistério e é fácil de fazer.
RECEITA BACALHAU DE NATAL DO BATISTA
Serve 10 pessoas
Ingredientes
- 1 cebola
- 4 dentes de alho picados
- 2 tomates picados
- 1 pimentão verde picado
- 1 colher (sopa) de colorau
- 1 colher (chá) de cominho em pó
- 4 talos de cebolinha picados
- 500ml de leite de coco
- 500ml de água do último dessalgue do bacalhau (que tem que ser fervida)
- 100g azeitona verde sem caroço
- 8 ovos cozidos
- 150g de queijo coalho ralado
- 1,5kg de arroz cozido
- 1,4kg de bacalhau em lascas
Modo de preparo do purê de aipim
- Ferva 500ml de leite. Desligue o fogo, adicione o aipim cozido ralado e deixe ferver novamente, sempre mexendo.
- Depois, bata no liquidificador a mistura ainda morna e acrescente 30ml de manteiga de garrafa para finalizar.
- Tempere com sal e pimenta a gosto. Reserve.
Modo de preparo do bacalhau
- Em uma panela, coloque 1 colher de azeite. Refogue a cebola e o alho até suar. Depois, acrescente, aos poucos, o tomate, o pimentão, o cominho, a cebolinha e o leite de coco, incorporando no molho. Por último, acrescente o colorau. Deixe ferver e acrescente a água do bacalhau.
- Finalmente, adicione o bacalhau cru dessalgado em lascas (temperado com suco de limão, pimenta e sal) e deixe cozinhar 5min.
Para a montagem
- Em uma travessa, coloque no fundo o arroz, uma camada de bacalhau com molho, ovo cozido fatiado e azeitonas. Por cima, disponha o purê de aipim coberto com queijo coalho.
- A receita original usa um maçarico para gratinar o queijo, mas o processo pode ser feito no forno preaquecido na função gratinar por 1min.
https://gauchazh.clicrbs.com.br/destemperados/receitas/noticia/2015/04/truque-como-dessalgar-bacalhau-rapidamente-ckbr1ph52002g4gslptmzjhan.html