Pensar em comida boa, ingredientes saudáveis e desperdício zero. Esses deveriam ser os filtros para qualquer refeição, mas nem sempre é assim. Pense na quantidade de comida que desperdiçamos todos os dias. É um absurdo, não é mesmo? Buscando inspiração e querendo aprender mais sobre como usar ao máximo todos os alimentos, no melhor do seu potencial, convidamos Guilherme Andrade e Jonas Moroszczuk, sócios do restaurante .Zero, para compartilharem receitas e dicas de preparo sem desperdício e com alimentos que encontramos nas feiras e usamos no dia a dia.
O .Zero fica na Rua Dona Augusta, 48, no bairro Menino Deus, na Capital, e busca aproveitar de forma integral os alimentos, minimizando o desperdício na produção dos pratos elaborados. A preocupação com a sustentabilidade é o foco deles. Que prazer poder dividir este espaço com pessoas tão talentosas.
Espero que cada vez mais esse tema venha à tona e que caminhemos para um mundo no qual tenhamos esse cuidado de forma natural. Sempre respeitando e usando o máximo dos alimentos.
Espero que gostem!
Beijos,
Lela
FETTUCCINE COM CENOURA E PESTO DAS FOLHAS DA CENOURA
Serve 2 pessoas
- 300g de massa fettuccine fresca
- Água para cozinhar a massa
- 80ml azeite de oliva
- 3 cenouras finas e longas, com as folhas e talos
- 1 punhado de folhas de salsa
- 20g de noz-pecã
- 2 dentes de alho descascados
- Sal e pimenta- do-reino a gosto
Modo de preparo:
- Para o pesto: retire as folhas e os talos das cenouras e bata-os em um processador com a salsa, as nozes e os dentes de alho.
- Adicione o azeite, aos poucos, até ficar cremoso, sem separar o óleo das folhas. Tempere com sal e pimenta-do-reino.
- Em seguida, lave as cenouras e retire a casca, se quiser. Cenouras frescas não precisam ser descascadas. Com um descascador, tire fatias finas usando todo o comprimento da cenoura.
- Cozinhe a massa em água fervente com sal por cerca de 2min.
- Enquanto cozinha, use uma frigideira para refogar as fatias de cenoura, sem dourar, com um fio de azeite de oliva.
- Escorra a massa, reservando 2 colheres da água do cozimento. Imediatamente, adicione a água e a massa às cenouras na frigideira.
- Acrescente o pesto de folha de cenoura e misture tudo. Ajuste o sal e a pimenta, se necessário, e sirva com queijo ralado.
Dica: Usamos a massa da Massas Della Giovanna, da Feira Ecológica do Bom Fim
PANZANELLA DE FOLHAS DE BETERRABA E MIX DE FOLHAS
Serve 2 pessoas
- 2 fatias grandes de pão integral ou branco
- 60ml de azeite de oliva
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 4 unidades de folhas de beterraba (pode ser com parte dos talos junto)
- 1 punhado de manjerona fresca
- 1 punhado de folhas variadas, como agrião, rúcula e alface
- Suco de 1/2 limão
- 100g de ricota fresca cortada em cubos pequenos
Modo de preparo:
- Corte os pães em cubos grandes e tempere-os com um pouco de azeite de oliva e de pimenta-do-reino.
- Asse em forno baixo, por cerca de 5min até ficarem levemente crocantes, mas ainda macios por dentro. Deixe esfriar. Reserve.
- Tempere as folhas de beterraba com o sal, a pimenta, o azeite de oliva e as folhas de manjerona. Disponha a mistura em uma assadeira.
- Leve para assar em forno médio até soltarem um pouco de água e ficarem macias, cerca de 5min.
- Com as folhas ainda mornas, misture os pães, a ricota e o mix de folhas. Tempere com o restante do azeite de oliva, o suco de limão e uma pitada de sal. Sirva em seguida.
- Para uma apresentação mais sofisticada, coloque as folhas de beterraba sobre os cubos de pão em um prato grande, cubra com o mix de folhas temperado com limão, azeite e sal. Finalize com a ricota.
Dica 1: Sugerimos os pães do Pão da Terra, da Feira de Agricultores Ecologistas
Dica 2: Usamos o mix de folhas variadas da Edi Bourscheid, da Feira Ecológica do Bom Fim
Dica 3: Sugerimos os queijos Da Lomba, na Feira dos Agricultores Ecologistas
RISOTO DE MORANGA ASSADA COM MILHO E SEMENTES DE ABÓBORA
Serve 2 pessoas
- 1 moranga pequena (cerca de 200g)
- 40g de semente de abóbora (pode comprar pronta ou usar as da moranga que será assada)
- 1 espiga de milho
- 1 alho-poró pequeno cortado em meia lua
- 30g de manteiga
- 140g de arroz para risoto
- 30ml de vinho branco seco
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 500ml de caldo de legumes*
- 30g de queijo parmesão ralado na hora
Modo de preparo:
- Retire as sementes da moranga e leve-a para assar com a parte aberta voltada para baixo, em forno médio, por cerca de 30min ou até ficar bem macia.
- Se for usar as sementes da própria moranga, retire o máximo que conseguir da fibra e cozinhe-as por cerca de 10min. Depois, toste no forno baixo por, aproximadamente, 7min, até ficar levemente crocante.
- Quando a moranga estiver assada, retire toda a polpa e bata em um liquidificador até formar um purê bem liso. Reserve.
- Cozinhe o milho em uma panela de pressão por 15min, contando depois de pegar pressão. Deixe esfriar e debulhe. Reserve uma xícara de água do cozimento para o risoto.
- Para o risoto, refogue o alho-poró com metade da manteiga até ficar macio.
- Adicione o arroz e o milho debulhado e mexa bem. Então, adicione o vinho branco e deixe evaporar. Tempere com sal e pimenta.
- Sempre mexendo, vá adicionando primeiro o líquido do cozimento do milho e, depois, o caldo de legumes, aos poucos, cuidando para não grudar no fundo da panela.
- Quando o arroz estiver pronto, em aproximadamente 15min, adicione o purê de abóbora, o parmesão ralado e misture até ficar bem cremoso. Acerte o tempero e finalize com as sementes de abóbora.
Dica 1: Para o caldo de legumes, basta ferver por 30min cebolas, cenouras e folhas de alho-poró, tudo picado, com algumas folhas de louro e ramos de tomilho. Depois é só coar e usar apenas o líquido.
Dica 2: Usamos o arroz da Origem Orgânica, Coperav, que vende na Feira Ecológica do Bom Fim
SOBRECOXA DE FRANGO ASSADA COM MOLHO DE LARANJA E ERVAS
Serve 2 pessoas
- 300g de sobrecoxa desossada com pele
- 1 ramo de alecrim
- 1 ramo de sálvia
- 3 dentes de alho com casca
- 3 laranjas de suco
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Azeite para dourar o frango
- 10 unidades de laranjinha kinkan
- 20g de açúcar cristal
- 1 ramo de tomilho
- 10g de amido de milho ou 20g de manteiga
Modo de preparo:
- Tempere as sobrecoxas com o alecrim, a sálvia, os dentes de alho esmagados, as raspas de uma das laranjas, o sal e a pimenta-do-reino. Deixe marinando por, pelo menos, 1h.
- Rapidamente, em uma frigideira, doure os dois lados das sobrecoxas e leve-as para assar em forno médio, com um fio de azeite, por cerca de 1h.
- Corte as laranjinhas kinkan pela metade e arrume-as em uma frigideira com a parte cortada para baixo. Salpique o açúcar e leve ao fogo baixo até que fiquem tostadas. Elas devem ficar escuras da caramelização, mas sem cheiro ou gosto de queimado.
- Enquanto o frango assa, prepare o molho. Retire as raspas das outras duas laranjas e esprema o suco, coando para retirar as sementes.
- Cozinhe em fogo baixo o suco, com as raspas e um ramo de tomilho, até que reduza pela metade, por cerca de 15min. Tempere com sal e pimenta- do-reino e retire o ramo de tomilho.
- Agora você pode escolher: para uma opção sem lactose, engrosse o molho dissolvendo o amido de milho em um pouco de água, cozinhando por mais alguns minutos. Ou, na hora de servir, acrescente a manteiga em cubos pequenos e mexa o molho com vigor, até a manteiga emulsionar e engrossar o molho levemente. Sirva o frango com o molho e as laranjinhas.
MOUSSE DE IOGURTE DESNATADO COM MEL, AÇÚCAR MASCAVO E MORANGOS
Serve 2 pessoas
- 300g de iogurte desnatado
- Raspas e suco de 1 limão-bergamota
- 1 pitada de sal
- 40g de mel
- 40g de açúcar mascavo
- 3 claras de ovos de preferência caipiras
- 50g de morangos
- 4 folhas de manjericão, cortadas em fatias
Modo de preparo:
- Passe o iogurte por uma peneira fina para que escorra e fique o mais firme possível. Misture com as raspas de limão e uma pequena pitada de sal. Reserve.
- Leve uma panela ao fogo com o mel e 20g de açúcar mascavo.
- Enquanto isso, em uma batedeira, bata as claras em velocidade alta.
- Quando o mel começar a borbulhar, baixe a velocidade da batedeira e adicione o mel com o açúcar às claras, aumentando a velocidade em seguida. Bata até que forme um merengue bem firme.
- Com cuidado, incorpore as claras ao iogurte até que forme uma mistura homogênea, sem destruir a estrutura das claras. Leve à geladeira até que firme, cerca de 1h.
- Enquanto isso, corte os morangos em fatias e adicione o restante do açúcar mascavo com o suco de limão. Deixe marinando até a hora de servir o mousse.
- Sirva o mousse com os morangos, a calda e as folhas de manjericão por cima.
Dica 1: Sugerimos o iogurte do Pé na Terra, da Feira dos Agricultores Ecologistas
Dica 2: Usamos os morangos dos Orgânicos Pérola da Terra, da Feira Ecológica do Bom Fim