Para celebrar o lançamento de mais uma edição do Festival Fartura Gastronomia Du Brasil, que ocorre nos dias 11, 12 e 13 de dezembro, grandes chefs foram convidados para preparar um menu bem brasileiro.
Manu Buffara e Beth Brandão, Thomas Troisgros e Fred Trindade, e Jane Guimarães e Flávia Quaresma preparam pratos especiais, que foram entregues na casa do público, para um jantar caprichado.
As comidas foram enviadas em porções pré-prontas. Só foi preciso esquentar e finalizar em casa. Para ajudar nesses processos, os chefs deram instruções, em vídeo, explicando o passo a passo e compartilhando as inspirações para a criação das receitas.
O menu que eu recebi foi elaborado pela dupla Thomas Troisgros, do restaurante Olympe, no Rio de Janeiro, e Fred Trindade, do restaurante Tragaluz, em Tiradentes, Minas Gerais.
Como entrada, saboreei um ceviche de legumes na brasa com leite de coco fresco. Uma delícia! Para ficar ainda melhor, a instrução foi servir com folha verde douradinho no forno e bem crocante.
Para o prato principal, a posta dos chefs foi bem brasileira: leitão desossado assado, tortellini de tutu e farofa de cacau e café. Uma mistura de sabores incrível. Eu adorei a massa recheada com tutu, surpreendente.
Para fechar com chave de ouro, uma sobremesa espetacular: crème brûlée de doce de leite e flor de sal. Não tenho palavras para descrever a suavidade do prato. Poderia repetir milhares de vezes.
E se você deseja viver uma experiência gastronômica tipicamente brasileira, pode aproveitar o Festival Fartura. Entre os dias 11 e 13 de dezembro, quem estiver em Belo Horizonte, São Paulo, Brasília, Fortaleza, Belém e Porto Alegre poderá experimentar um menu especial, no restaurante de cada chef participante. Os pratos também poderão ser entregues por delivery.
Em Porto Alegre, será possível participar nos restaurantes: Croccos Studio, para experimentar os pratos de Vico Crocco com a curadora da plataforma, Morena Leite; no Pâtissier, estará disponível o menu criado por Marcelo Gonçalves e pela mineira Marise Rache; Marcelo Schambeck recebe no Capincho com pratos que concebeu com a paraense Daniela Martins; o Roister terá pratos da dupla Natalia Tussi e Rosário Tessier, de Brasília; e Felipe Viana leva o Ceará ao Hashi, com pratos criados com o chef Carlos Kristensen.
Para reforçar o conceito que permeia o projeto – da origem ao prato – foram escolhidos ingredientes típicos de cada cidade, que irão compor os menus dos chefs que a representa. São eles: Belém – mandioca, Brasília – baru, Fortaleza – rapadura, Minas Gerais – jabuticaba; Porto Alegre – azeite e São Paulo – banana. A execução das receitas, em BH, foi registrada para que o público de todo o Brasil possa conferir o conteúdo no site do Projeto Fartura, durante os dias de festival.
E se você quiser curtir e aproveitar ainda mais conteúdo, durante os três dias de Festival, o site do Projeto Fartura (farturabrasil.com.br) reúne diversos conteúdos, que contribuem para a cultura gastronômica do público e trazem entretenimento. São mais de 50 horas de conteúdo online entre dicas, receitas, lives de empreendedorismo, shows de música e teatro.