Que a serra gaúcha é um dos principais polos gastronômicos do país a gente nem tem dúvida. Dos tradicionais de comida italiana e alemã à gastronomia contemporânea, das novidades da culinária japonesa, até as pizzarias e hamburguerias, a região é uma perdição para quem gosta de comer e beber bem.
Há um mês a nova edição da Rota Gastronômica Santander Destemperados lançou um roteiro com 24 restaurantes de Gramado, Canela, Bento Gonçalves e Caxias do Sul para você conhecer. Essa é uma iniciativa de quem acredita no mercado gaúcho e incentiva o empreendedorismo local, principalmente no turismo gastronômico que a região tem.
Mesmo com os dois anos de obstáculos, a Serra continua sendo um polo turístico em que a gastronomia é protagonista.
- A serra gaúcha é polo de turismo muito fértil, muito grande, com várias possibilidades. E o pessoal está vindo tudo pra cá. Tem pequenos bistrôs, bastante cafés, bastante gente investindo em hospedagem também, principalmente no vale dos vinhedos. O bicho tá pegando, tá muito bom! - diz Altemir Pessali, chef à frente da Trattoria Mamma Gema, em Bento Gonçalves.
O restaurante de gastronomia italiana caseira precisou se reinventar para continuar entregando a excelência de sempre: cadeiras novas, arquitetura restaurada. Mas uma coisa não mudou, a comida.
- Na gastronomia a gente melhorou o que a gente já sabia fazer bem. O Mamma Gema está muito bem preparado para atender os 190 lugares do espaço. Chegamos à conclusão de que é isso que o cliente quer: cuidar daquilo que a gente já faz bem feito – diz Pessati.
Quase três horas dali, o charmoso Magnólia une restaurante, bar e cinema em um casarão da década de 1950. Há oito anos encantando turistas na cidade de Canela, o bistrô conta com um cardápio diferente a cada semana, com entrada, principal e sobremesa, mas também tem menu à la carte de petiscos. E para eles o crescimento do turismo gastronômico é uma realidade.
- A busca pelo encantamento e pela experiência diferenciada ganhou ampla procura no quesito gastronomia. Nos trouxe motivação extra para surpreender paladares e emoções com sabores e criatividade na apresentação dos pratos – comenta Ana Candida Carara, gerente do Magnólia.
E não é só gaúcho que visita o local, não. Depois da pandemia, o público ampliou para além dos vizinhos da Serra ou região metropolitana de Porto Alegre.
- Pessoas de outros estados e países vem à procura dessa experiência, com o diferencial de escapar dos grandes movimentos. Esperamos novos anos de muito movimento. Novos clientes, velhos amigos. E para isso, estamos atentos a todas as novidades e buscando surpreender com excelência no atendimento, alta gastronomia, muitas memórias maravilhosas e algumas surpresas – conta Ana.
Até o dia 20 de setembro, os 24 restaurantes das cidades de Gramado, Canela, Bento Gonçalves e Caxias do Sul participaram da rota, oferecendo um cafezinho ou uma sobremesa como cortesia aos clientes Santander que utilizassem o cartão para pagar a conta. Uma nota rota se inicia, desta vez em Santa Maria.
SOBRE A ROTA GASTRONÔMICA SANTANDER DESTEMPERADOS
Muito mais do que trazer conteúdo relevante e dicas ao público apaixonado pela boa mesa, a Rota Gastronômica quer fazer a diferença nos estabelecimentos locais. Com a parceria do Santander, banco que tem como propósito fazer com que pessoas e negócios prosperem juntos, o projeto foi pensado para incentivar o comércio local. Mais especificamente, os restaurantes, aqueles lugares que sempre nos serviram pratos tão maravilhosos a ponto de melhorar nosso humor.
Durante o ano, a Rota Gastronômica passará por cinco regiões do Rio Grande do Sul, com uma seleção de restaurantes, que prepararão pratos especiais para o projeto. Os clientes Santander que forem aos lugares, ganharão como cortesia um café ou uma sobremesa.
Serra Gaúcha (Canela, Gramado, Caxias do Sul e Bento Gonçalves): de 19/08 a 20/09
Santa Maria: de 19/09 a 18/10
Canoas: de 19/10 a 18/11
Porto Alegre: de 19/11 a 18/12
Litoral Norte (Xangri-lá, Capão da Canoa e Atlântida): de 19/12 a 18/01