Atravessa a Osvaldo Aranha e entra no Parque Farroupilha... Não é à toa que a Graforréia Xilarmônica tenha falado do Bom Fim em uma das músicas mais emblemáticas da nossa Capital. O bairro é o queridinho da nossa cidade e muito se deve aos bares e restaurantes que fazem dele um dos lugares mais legais de Porto Alegre.
Em mais um roteiro da nossa série por diferentes bairros, selecionamos locais que não podem estar de fora da tua lista quando estiver caminhando pelo Bom Fim. Tem opção pro café da manhã, almoço, jantar, lanche da tarde ou da madrugada.
16 lugares para comer e beber bem no bairro Bom Fim
LANCHERIA DO PARQUE
Lugar que ajudou a construir a história das últimas quatro décadas de Porto Alegre, a Lancheria do Parque é considerada um patrimônio afetivo para os moradores da Capital e dispensa qualquer apresentação. O que a torna tão especial? As respostas podem ser muitas: do suco de laranja na jarra, o xis clássico - e bem recheado -, o pastelzinho, a torrada ou todas as outras delícias que eles servem por lá. Ela abre diariamente, das 6h30min até a 00h, então não tem desculpa: ela te espera do café da manhã ao jantar.
Av. Osvaldo Aranha, 1.086
VICENZO SPAGHETTERIA
O italianinho do Bom Fim é daqueles restaurantes perfeitos para um almoço em um dia ensolarado e sem pressa. Seja um spaghetti alla carbonara, feita com bacon crocante frito no azeite de oliva e um creme de ovos com queijo parmesão e pimenta-do-reino cozido no próprio calor da massa, ou um nhoque com ragu de carne, que leva um molho preparado com tomates italianos, cenouras, salsão, alho, cebolas, vinho tinto, azeite e um toque de pimenta-do-reino, a casa é perfeita para desfrutar da gastronomia do bairro.
Rua Fernandes Vieira, 320
@vincenzospaghetteria
MOISHE'S DELI
Na Rua Miguel Tostes, o restaurante abriu com a ideia de ser um lugar descontraído, para um lanche rápido. O cardápio, com pratos de origem judaica, encontramos receitas como hummus tradicional, sanduíches no estilo Bagel e o sanduíche de pastrami, feito de peito bovino marinado e cozido lentamente. Um dos destaques da casa, o latke, um bolinho de batata crocante, feito com batata, cebola, ovo, farinha, sal e pimenta, tem que estar entre os teus pedidos.
Rua Miguel Tostes, 997
@moishesdeli
EL TONEL
Para quem também ama uma boa carne na parrilla, o restaurante abre diariamente das 11h às 22h, com um cardápio de carnes e especialidades uruguaias. Na nossa última visita, estava entre os nossos pedidos a linguiça parrillera e o queijo parrillero, o entrecot premium da casa, as papa ao plomo - batatas com molho de gorgonzola - e o tradicional sanduíche uruguaio, o chivito, muuuuuito bem recheado, com carne, queijo, bacon, presunto e muito mais. É daqueles lugares gostosos de ir durante a semana ou no fim de semana, para aproveitar a rua e contemplar o ambiente antes de caminhar pelo bairro.
Rua Fernandes Vieira, 456
@eltonel
MERCADO BRASCO
Em uma das esquinas mais movimentadas do Bom Fim, o Brasco reúne cafeteria, padaria, bar, mercadinho, sorveteria e operações de comida. O ambiente é simples e aconchegante, daqueles lugares que dá para passar a tarde ou simplesmente fazer uma visita rápida. A opção perfeita para um café da manhã reforçado, um almoço despretensioso, uma sobremesa refrescante, ou até para um lanche rápido.
Rua Fernandes Vieira, 286
@mercadobrasco
CRONKS
É a sorveteria queridinha do bairro Bom Fim, perfeita para curtir depois de um passeio pela Redenção ou depois de um almoço por ali. Com mesinhas na calçada, funciona no esquema de buffet, com uma boa variedade de sabores e coberturas, e também com taças e casquinhas. Um dos sabores mais inusitados, o sorvete de gengibre é bem refrescante e interessante de provar.
Rua Felipe Camarão, 611
@cronks.sorvetes
CONFEITARIA BARCELONA
A confeitaria faz história há 40 anos em Porto Alegre. São receitas com história, em formato de tortas que vão das tradicionais até as especiais, como as de limão e de maçã. Inspirado nas culinárias espanhola e uruguaia, o cardápio da casa ainda busca sempre dar um toque brasileiro em cada prato. Os docinhos clássicos da confeitaria acompanham muito bem um cafezinho passado na hora.
Rua Henrique Dias, 94
@confeitaria_barcelona
REFÚGIO DO LAGO
O foodpark veio para trazer mais gastronomia para um dos principais pontos turísticos de Porto Alegre, o Parque da Redenção. São seis operações que funcionam desde de manhã, para quem for se exercitar no parque, até à noite, para aqueles que buscam um lugar ao ar livre para o happy hour.
Lago Farroupilha, 100
@refugiodolagopoa
ZANZA
Ali no viaduto da Vasco, o bar tem inspiração hispano-argentina. O menu é dividido entre aperitivos e entradinhas, pratos para compartilhar, sandubas, pratos principais e sobremesas. Destacamos o pastel de camarão com catupiry e as croquetas de cupim, assim como a torta basca, clássico doce espanhol com toffee, queijo sardo ralado e calda de caramelo por cima. Nunca é um erro pedi-la! Outro pedido imperdível é o Vermute y Soda, drink autoral, com vermute da casa.
Rua Vasco da Gama, 270
@zanza.poa
ZUCA
Por lá, não tem frescura, o Zuca é uma verdadeira celebração à cultura brasileira. O nome, inclusive, vem de uma abreviação carinhosa de “brazuca”. Como um típico boteco brasileiro, um dos grandes destaques são as cachaças artesanais. Há mais de 10 sabores diferentes para todos os gostos, desde as mais docinhas às mais fortes. Gengibre, bergamota, laranjinha kinkan, pimenta-rosa, figo, abacaxi, jabuticaba, butiá, bananinha e marisqueira são algumas das opções que a gente provou. O menu também é bem brasileiro: batata frita, aipim frito, bolinho de arroz e de bacalhau estão no cardápio desde a abertura do bar.
Rua General João Telles, 522
@barzucabar
TUYO
Um lugar para te chamar de seu, literalmente. Novidade no bairro, o bar é inspirado nos bares de Buenos Aires e tem como os vinhos como aposta para as noites do Bom Fim. Além dos rótulos, a casa trabalha com taças a partir de R$ 22. O casarão da esquina é o destino perfeito para apreciar um bom vinho, sempre acompanhado de alguma coisa para beliscar, como o alfajor crudo, biscoitos de parmesão recheados com steak tartar, ou o tempurá de cogumelos, que é bem apimentado e intenso.
Rua Felipe Camarão, 268
@tuyo.poa
ALAMEDA BOM FIM
No Alameda Bom Fim tem de tudo: café, poke, xis, pizza, drinks, gelato e um lugar delicinha pra jantar, o Spia, com um cardápio bem versátil. Se quiser passar o dia inteirinho por lá, dá para almoçar um poke do Ohana ou um PF do Ô Xiss, tomar um sorvete na Gianluca Zaffari, dar uma pausa na tarde com um cafezinho do Café Cultura, comer uma pizza da Balcone no jantar ou, ainda, provar o menu do Spia, que também tem drinks autorais muito interessantes.
Rua Fernandes Vieira, 518
@alameda.bomfim
LIBERTINO
Com inspiração na cozinha italiana, o restaurante tem comida com cheiro, sabor, textura, lembrança e felicidade. O lugar é um encanto por si só. Tem mesas na rua para quem quer aproveitar a brisa, ambientes aconchegantes e cadeiras com encosto de palhinha. A ideia do Libertino é mudar o cardápio de comidas a cada dois meses e, por isso, conta com opções restritas. O que não muda são as massas, como all'amatriciana, alla putanesca, al pesto, pomodoro e alla bolognese. Vale a visita!
Rua Santo Antônio, 801
@libertino.poa
SAMBÔ
No coração do Bom Fim, o Sambô tem peças frescas e cheias de personalidade. Aposte nos combinados da casa e, se preferir, vá sem medo nos pratos quentes autorais. As peças são bem servidas e com preço justo. Além disso, o restaurante criou uma forma diferente de apresentar o tradicional temaki: aberto, com peixe fresco e muito recheio. A iguaria é com salmão, cebolinha, cream cheese e crisps.
Rua Fernandes Vieira, 502
@sambosushi
BOTTEGA MARIA
A cozinha italiana com contemporaneidade e sofisticação. É isso que o Bottega Maria prometeu entregar em Porto Alegre — e cumpriu. O lugar é aconchegante, com a cozinha aberta para o público ver cada preparo. O tagliatelle ao molho de cogumelos com trufas nos leva, em segundos, para qualquer lugar na Itália.
Rua Miguel Tostes, 371
@bottegamariapoa
CACHORRO DO BONFA
O que começou como uma modesta carrocinha de cachorro-quente se tornou um dos lanches mais tradicionais de Porto Alegre. O Cachorro do Bonfa, que completou 30 anos de história no ano passado, é um símbolo da comida de rua. Ali na esquina da Rua Santa Terezinha, ele fica aberto o dia todo, mas tem um gostinho especial na madrugada. Há três opções de cachorros-quentes: com salsicha, com calabresa e o misto. Aí tudo vai depender da tua fome.
Rua Santa Terezinha, esquina com a Rua José Bonifácio
@bonfasempre