Porto Alegre é um verdadeiro reduto da boa comida. Reunindo restaurantes dos mais variados estilos, com culinárias de todo o mundo, sem dúvidas, a gastronomia é um dos motivos que nos faz amar ainda mais a nossa Capital. Para celebrar os seus 252 anos, criamos uma série de conteúdo no Instagram (@destemperados), na qual iremos percorrer os principais bairros e compartilhar os melhores lugares para comer e beber, para provar que há muitos motivos para quem não conhece, colocar Porto Alegre como destino da próxima viagem, e para quem vive aqui, desfrutar ainda mais da cidade.
Começamos o nosso roteiro de um dia pelo Centro Histórico, bairro que guarda a história, os principais pontos turísticos e, claro, muitos lugares incríveis na Capital. É onde tudo acontece. Desde o primeiro restaurante do Rio Grande do Sul até novidades para tomar bons drinks, a região central é sinônimo de diversidade gastronômica.
1. ONDE TUDO COMEÇOU
Foi no Mercado Público de Porto Alegre que a gastronomia do Rio Grande do Sul começou. Um dos prédios mais históricos da cidade abriga nada menos do que o primeiro restaurante do Estado, o Gambrinus. No reduto da culinária portuguesa, aposte no bolinho de bacalhau e no chopinho bem tirado.
Mas, se ainda estiver cedo para abrir os trabalhos, comece pelo Café do Mercado, com um cafezinho passado na hora e um croissant. Ainda, há outros lugares que são imperdíveis por lá: o Rincón, a primeira parrilla uruguaia do Mercado, o Naval, outro clássico português, e a Banca 40, a tradicional sorveteria da cidade.
Largo Jorn. Glênio Péres, 1, no Centro Histórico
@mercadopublico_poa
2. UM CLÁSSICO DAS MASSAS
No horário do almoço pelo Centro, uma parada mais do que obrigatória para os apaixonados por comida italiana é o Atelier de Massas. Em uma fachada discreta, o restaurante respira arte, com muitas obras espalhadas pelas paredes. A Fettuccine à Forestier é sempre a nossa escolha certeira.
Rua Riachuelo, 1.482, no Centro Histórico
@atelier.de.massas
3. A LA MINUTA FARTA
Se você estiver procurando algo mais rápido, mas com fartura, o Rossi Grelhados é uma ótima opção. De segunda a sexta é provável que você encontre filas na porta. Por lá, o público aguarda para provar um único prato: a boa e infalível a la minuta. Há quatro versões, que variam de acordo com a carne, podendo ser de filé, picanha, chuleta ou peito de frango. O que não muda são os acompanhamentos: arroz branco bem soltinho, ovo frito no ponto, e uma batata frita crocante.
Rua dos Andradas, 822, no Centro Histórico
@rossigrelhadospoa
4. UM CAFEZINHO, POR FAVOR!
Seguindo na Rua dos Andradas pós-almoço, o Síndico Torra e Café é a parada ideal para um café especial. É inspirado na estética dos botecos clássicos e nas lancherias de rodoviária. Não à toa, o destaque do ambiente fica por conta do balcão. Apesar de enxuto, o cardápio é muito certeiro, com diferentes intensidades da clássica bebida. Mas, não deixe de provar o pão de queijo, é uma delícia.
Rua dos Andradas, 419, no Centro Histórico
@sindicocafe
5. COFFEE OFFICE
Durante o nosso roteiro, a pausa para algumas reuniões se fez necessária e a Moa Cafeteria foi a nossa escolha. O casarão antigo valoriza o charme e a essência do bairro e é muito aconchegante, daqueles lugares para não ver o tempo passar. Há inclusive um quintal cheio de plantas. A cheesecake de doce de leite foi o docinho que precisávamos.
Rua Duque de Caxias, 687, no Centro Histórico
@moacafeteria
6. BRUNCH NA CATEDRAL
Em alguns dias da semana, o Café da Catedral leva gastronomia para um dos prédios mais lindos de Porto Alegre. Localizado nos jardins da Catedral Metropolitana, junto ao Salão Nobre, o espaço opera com o serviço de café da tarde aberto ao público. O local impressiona pela grandiosidade. É um baita programa tanto para porto-alegrenses quanto para turistas.
Nos jardins da Catedral Metropolitana de Porto Alegre Madre de Deus (Rua Dom Sebastião, s/nº), no Centro Histórico
@salaonobrecatedral
7. O MESMO SABOR HÁ 63 ANOS
Aberta desde 1960, a Confeitaria Princesa faz parte da lista de restaurantes mais tradicionais do nosso Centro. Ela fica em um pequeno e charmoso espaço na Rua da Praia. O carro-chefe da casa é o cachorro-quente, que já foi considerado um dos melhores da cidade. Mas, esqueça aquelas versões grandes e cheias de recheio. Por lá, a simplicidade é a chave: pão quentinho com salsicha e molho caseiro, que cabe facilmente na palma da mão.
Rua dos Andradas, 1.812, no Centro Histórico
@confeitaria_princesa
8. A CARROCINHA MAIS CLÁSSICA DA CIDADE
Um dos cachorros-quentes mais tradicionais de Porto Alegre fica localizado em frente ao Colégio Rosário. Desde 1962, é conhecido por todo porto-alegrense pelo lanche farto e bem recheado. Por lá, não tem mistério, basta pedir na carrocinha e comer de pé mesmo. Apesar de ser já no bairro Independência, se estiver pelo Centro, vale dar uma esticadinha na caminhada e fazer esse lanche.
Rua Dr. Barros Cassal 374, no bairro Independência
@cachorrodor
9. UM CHOPE BEM TIRADO
Reduto da boemia porto-alegrense, o Tuim é famoso pelo ótimo bolinho de bacalhau e pelo chope sempre bem tirado. Impossível fazer um roteiro pelo Centro Histórico e não incluir o boteco. Os 50 metros quadrados na Rua General Câmara guardam muitas histórias e personagens ilustres, como Lupicínio Rodrigues, Paulo Sant'Ana e Olívio Dutra.
Rua Gen. Câmara, 333, no Centro Histórico
@tuimbarchope
10. NA CASA DE MARIO QUINTANA
Se você estiver caminhando pelo Centro e não incluir a Casa de Cultura Mario Quintana no passeio, repense seu roteiro. É parada obrigatória. Suba até o terraço e se surpreenda com a vista incrível do Lola. O espaço tem opções para um almoço, café da tarde e até jantar, mas as jarras de sangria são o verdadeiro sucesso dos happy hours.
Na Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736), no Centro Histórico
@lolaccmq
11. A VISTA MAIS BONITA DA CIDADE
De frente para o cartão-postal de Porto Alegre, o Cais Embarcadero é palco para o pôr do sol mais bonito do Brasil. Com dezenas de opções para todos os gostos e momentos, o espaço reúne restaurantes e bares que adoramos, da parrilla ao sushi.
Av. Mauá, 1.050, no Centro Histórico
@caisembarcadero
12. NO CORAÇÃO DA CIDADE
O Justo é daqueles lugares pulsantes e que respiram a história e a cultura da cidade. No alto das Escadarias da Borges de Medeiros, o bar é disputadíssimo aos finais de semana. Desde o início, a proposta do local é diminuir a distância entre a alta e a baixa gastronomia, e a produção é feita toda por lá com insumos simples e sazonais. Para acompanhar, um chopinho é sempre uma boa pedida.
No alto das Escadarias do Viaduto Otávio Rocha (Av. Borges de Medeiros, 741), no Centro Histórico
@justo741
13. UMA NOVIDADE AOS FÃS DE DRINKS
Nada melhor do que finalizar um roteiro gastronômico do que com bons drinks e petiscos. Ocupando o espaço onde era o Firma Bar, o Genú traz a proposta de ser um autêntico boteco, com muitos coquetéis autorais e criativos e vários petiscos deliciosos. Tem croqueta, torresmo, polenta brustolada com ragu e muito mais. Mas, os sanduíches da casa são incríveis, então, inclua nos seus pedidos. O de rosbife é o nosso favorito.
Rua Cel. Genuíno, 116, no Centro Histórico
@genu.bar
Feliz aniversário, Portinho!
É um prazer fazer parte e acompanhar o crescimento sempre efervescente da gastronomia da nossa Capital.
Nos próximos dias, vamos compartilhar no Instagram os roteiros em vídeo pelos bairros Bom Fim, Rio Branco, Moinhos de Vento, 4º Distrito, Zona Sul, Zona Norte, entre outros.
Veja abaixo o vídeo completo do Centro: