Já não era a primeira vez que eu estava indo no Mantra. Na verdade, já estive lá várias vezes antes de integrar a equipe do Destemperados. Era um lugar certeiro para quando eu queria uma comidinha caseira, porém, fora do convencional. Ou, ainda, quando precisava de um lugar calmo para um encontro entre amigas para botar o papo em dia. Nessas situações, sempre recorria ao Mantra, porque era o ponto certo.
Estava com saudade das combinações diferenciadas que a casa faz com ingredientes cotidianos. Como diariamente arroz, salada e legumes, mas nunca são como as receitas do Mantra. O que eu mais gosto de lá é a fusão do doce com o salgado. Os variados sabores do prato se encontram e, a cada garfada, me sinto explorando a comida de uma forma inusitada.
Além das descobertas no próprio prato, há a surpresa do dia. O restaurante com influências indianas tem um cardápio que muda diariamente. O sistema da casa funciona com PFs, nas versões reduzida, normal ou reforçada. Nas segundas e quartas-feiras, o almoço é sem glúten. Nas terças, quintas e finais de semana, a culinária é indiana. E as sextas-feiras são da cozinha brasileira.
Como fui numa terça-feira, era dia de cardápio indiano. De entrada, vieram dhal de feijão fradinho e um pão artesanal da casa. O dhal é uma espécie de sopa indiana, feita com cereais e costuma ser vegetariano. Essa estava bem temperada, com bastante pimenta - como eu gosto.
Vale ressaltar que o atendimento do Mantra é sempre impecável. Além do ambiente transmitir uma paz, com todos os elementos da decoração e da atmosfera do lugar, os funcionários são, sem exceção, muito gentis.
E logo chegou o prato principal. A começar pelo aloo patra com maionese de coentro. Trata-se de um míni rocambole feito de purê de batata bem condimentado. Nunca havia provado algo parecido!
Havia também arroz com talos, acelga e cúrcuma, legumes com curry e crispy de couve. E o toque adocicado ficou por conta do chutney de bergamota. Um mix de folhas verdes, broto, tabule e palitos de chuchu na mostarda, cobertos por vinagrete e gengibre, também acompanhavam o prato.
Para mim, o prato foi servido na medida certa! Se for demais para você, peça a opção reduzida. Mas se a fome for grande, opte pela reforçada. O importante é evitar desperdícios.
E, finalizando este baita almoço vegano e muito saboroso, a sobremesa era um muffin de castanha e chocolate com calda de melado e gengibre. O que não pode faltar é o chazinho do Mantra, que dessa vez, era de gengibre e cúrcuma. À noite, a casa serve outros pratos, como burgers. São quatro tipos bem coloridos e cheios de sabor. E, tanto para o almoço quanto para o jantar, você pode pedir delivery.
Sempre saio de lá com uma sensação boa e leve, depois de me alimentar de forma saudável e apenas com ingredientes que vem da terra. O Mantra é uma experiência de descoberta: de novos sabores, ingredientes, receitas e cultura.
Mantra Gastronomia e Arte
Endereço: Rua Castro Alves, 465, no bairro Independência
Horário de funcionamento: No almoço, todos os dias, a partir das 11h30. No jantar, de quarta-feira a sábado, a partir das 18h30.
Fone: (51) 3395-3370 ou (51) 99183-2764
Delivery pelo site
@mantragastronomiaearte