Se você mora em Porto Alegre e nunca foi na Nono Ludovico, por favor, coloque na sua lista de prioridades. A clássica pizzaria da Capital é daqueles lugares que não têm erro. Há mais de 20 anos, a casa carrega o nome do patriarca da família que, inclusive, é a sua imagem que recepciona os clientes na frente do restaurante. A Nono é um verdadeiro sinônimo de memória afetiva, mesa farta e comida boa.
Seja para comemorar aniversários, para reunir amigos e a família toda ou, simplesmente, para comer uma boa pizza até não aguentar mais, lá é o lugar certo. O ambiente é muito aconchegante e conta com mesas espaçosas para acomodar grandes grupos. Além disso, a Nono é certeza de bom atendimento, desde a recepção na porta até os garçons, todos te recebem com sorriso no rosto.
No final de semana, a casa pode ser bem movimentada, mas o salão de espera é bem confortável e, enquanto isso, você pode pedir uma boa taça de vinho ou uma caipirinha. Como o salão principal fica no segundo andar, a pizzaria conta com um elevador para duas pessoas, caso algum cliente tenha dificuldades com a escada.
Parece óbvio em se tratando de um rodízio, mas, antes de qualquer coisa, preciso dizer: vá com muita fome! O sistema por lá não é brincadeira, prepare-se para abrir os botõezinhos da calça.
Quem já foi ao restaurante em outras vezes, talvez sinta falta do buffet de saladas que ficava no meio do salão principal. Porém, a ilha foi desativada e retirada em função da pandemia. Mas, convenhamos, estamos lá para comer pizza e enfiar o pé na jaca, certo? Os antepastos sempre foram meros coadjuvantes, embora sempre valiam uma olhadinha.
O rodízio custa R$ 116,90 por pessoa e, a gente sabe que o valor não é dos mais em conta, porém, por todos os sabores diferenciados e pela variedade servida, garanto que você não vai se arrepender. Afinal, uma boa experiência gastronômica é um investimento, não é mesmo?
Na mesa, tem um triângulo onde você pode indicar quando deseja iniciar e se quer salgados, doces ou ambos. Daqui para frente, prepare-se para ficar tonto com tantos sabores, alguns provavelmente você nunca tenha ouvido falar. Entre uma redonda e outra também brilham maravilhas como calzone, rondeli e canelone.
Mal sentamos à mesa e já vieram os primeiros sabores. É uma infinidade de opções de vão dos tradicionais como calabresa, marguerita e strogonoff, como os inusitados com assinatura da casa, como pato com molho de laranja e javali ao molho de vodka.
A minha estratégia em rodízio é apostar no devagar e sempre. Comendo um pedaço de cada vez, porém, eu percebo que perdi o controle quando me deparo com três fatias no prato. Eu juro, é muito difícil resistir.
Como são muitos sabores, vou citar aqui apenas os meus favoritos. Vitela ao molho de nata; presunto parma com cebola caramelizada e rúcula; entrecot com alho-poró; picanha de cordeiro com pimenta dedo-de-moça e hortelã; maçã com queijo brie e mel; e caprese com tomate-cereja, manjericão, cream cheese e pesto de rúcula. Confesso que foi bem difícil escolher apenas seis.
Triângulo virado, hora de partir para as doces. À essa altura eu já estava pronta para cruzar os garfos, porém, eu lembrei que tinha uma maravilha ainda por vir: a pizza de chocolate branco. Não se engane, não é uma doce qualquer. Eu pagaria o rodízio da Nono só para comer essa maravilha. Por baixo do chocolate branco de extrema qualidade, ainda tem uma camadinha de doce de leite. Já deu vontade de comer de novo, enquanto escrevo esse texto.
Embora, essa seja a minha favorita, sempre guardo um espacinho para as outras, como califórnia, morangos nevados, prestígio e doce de leite uruguaio. Mas além dessas que são os meus destaques, tem também banana com gemada, mousse de limão, creme de avelã com nozes, capuccino, chocolate com morango e muito mais.
Ufa, vencemos! Não faço a menor ideia de quantos pedaço comi, perdi as contas antes mesmo das doces chegarem. No final, a única coisa de cabia no estômago era o bom e velho chazinho de boldo para ajudar na digestão.
Olha, quem inventou esse negócio de rodízio merece toda a minha admiração e agradecimento. Que coisa mais maravilhosa! Obrigada, Nono, por elevar à maxima potência o conceito de rodízio de pizzas. Sempre bom voltar e ter a certeza de satisfação completa!
Até a próxima!
NONO LUDOVICO
Endereço: Av. Lavras, 328, no bairro Petrópolis, em Porto Alegre
Fone: (51) 3333-7050
Horário de funcionamento: de terça a quinta e domingo, das 19h às 22h30, e às sextas e sábados, das 19h às 23h
@nonoludovico