Pancho, choripan e cachorro-quente: os três se parecem bastante, já que são feitos de pão e algum embutido. Mas, na verdade, esse é o único ponto em comum. O molho de tomate, por exemplo, é uma particularidade do nosso cachorro-quente. Há quem ache que combinaria melhor um molhinho no pancho, porém, já não seria mais a receita tradicional.
Vamos explicar a diferença entre cada um dos três. A começar pelo pancho que, de primeira vista, se assemelha muito ao cachorro-quente. O pão é praticamente o mesmo, já a linguiça costuma ser a Frankfurter - com carne de porco defumada. Os molhos mais clássicos são mostarda e maionese, porém, para por aí. Nada de molho de tomate. Há algumas versões com queijo gratinado por cima.
Já o choripan tem um formato diferente. O pão é muito parecido com o nosso pão francês. O embutido costuma ser linguiça, o que dá outro sabor ao sanduíche. O acompanhamento do choripan, normalmente, é vinagrete, com cebola, tomate e vinagre, e o molho chimichurri.
Agora já dá para diferenciar do cachorro-quente brasileiro (que também é muito distante do hot dog estadunidense). A gente já sabe que num dogão não pode faltar um molho de tomate bem temperadinho, bastante maionese, salsicha e batata palha para finalizar. Adicionar milho e ervilha já é uma polêmica gastronômica para outra hora…
Veja onde comer cada um dos sanduíches em Porto Alegre!
CHORIPAN
CHORIPANERIA
O restaurante no coração do Moinhos de Vento é um ponto de referência para quem quer provar não somente o choripan tradicional da Argentina, mas outros pratos também. O dono trouxe receitas originais da Patagônia e que são segredo de família. A linguiça é feita na parrilla do jeito mais tradicional possível.
Rua Dinarte Ribeiro, 17, no bairro Moinhos de Vento
Fone: (51) 3105-3132
@choripaneria
CHICA PARRILLA E BAR
A parrilla tradicional do Uruguai, no bairro Rio Branco, também tem o choripan no seu cardápio. O choripan que leva o nome do restaurante é o mais clássico, com vinagrete e chimichurri. Há, também, a versão de cordeiro.
Rua São Manoel, 141, no bairro Rio Branco
Fone: (51) 3779-7702
@chicaparrillaybar
PANCHO
PANCHO URUGUAIO
Embora o dono da lancheria seja brasileiro, ele garante que seu pancho é realmente uruguaio. Com sua cidade-natal próxima aos limites do Uruguai, sempre teve contato direto com a receita original. E trouxe para Porto Alegre os pães e salsichas de qualidade para sua receita de pancho.
Av. Borges de Medeiros, 749, no Centro Histórico
Fone: (51) 99164-1248
@panchouruguaio
AMIGO PANCHOS
O food truck na Zona Norte traz a real essência da comida de rua. O pancho tradicional pode ser de salsicha ou linguiça, acompanhado de queijo, maionese, ketchup e mostarda. E o melhor: por um preço muito acessível!
Av. Baltazar de Oliveira Garcia, 3067, no bairro São Sebastião
Av. Assis Brasil,1806, no bairro Passo D’areia
@amigopanchos
CACHORRO-QUENTE
CACHORRO DO R
Um dos mais clássicos de Porto Alegre, o cachorro de lá tem o combo perfeito para um dog: pão macio, molho temperadinho e uma boa salsicha. De acompanhamentos, uma lista enorme: milho, ervilha, ovo cozido, temperinho verde, queijo ralado, batata palha e não pode faltar o trio de ketchup, mostarda e maionese.
Praça Dom Sebastião (em frente ao Colégio Rosário) – no bairro Independência
Fone: (51) 3022-1911
@cachorrodor
MOURO'S DOG
Se você quer um cachorro-quente aberto e superrecheado, esse é o lugar certo! O cachorro-quente coberto de maionese virou quase uma nova modalidade do lanche. No cardápio, é possível encontrar opções tradicionais, especiais ou vegetarianas, com adicionais de batata ou polenta. Nossa sugestão vai para o Dog Especial de Linguiça Frita, uma loucura de tão bom!
Av. Jerônimo de Ornelas, 357, no bairro Santana
Av. Panamericana, 795, no bairro Jardim Lindóia
Av. Otto Niemeyer, 2085, no bairro Tristeza
Fone: (51) 3207-9715
@mourosdog