De um lado, o Brasil. Do outro, os hermanos argentinos. Voltamos à campanha gaúcha para desbravar um pouco mais: foi a vez de Itaqui, uma cidade pequena e hospitaleira à beira do Rio Uruguai. Depois de muita estrada, entre campos de arroz e de criação de gado, encontramos vinhedos que surpreendem, gastronomia excelente e um lugar que valoriza seu passado.
Leia também: Caminhos do Vinho Brasileiro: Episódio Cinco - Campanha Gaúcha
TEATRO PREZEWODOWSKI
Itaqui já é um atrativo pela sua história. Sede do governo imperial, a cidade conserva as ruinas da Flotilha do Alto Ururguai, utilizada pelo exército de Dom Pedro II para abastecer seus navios durante a Guerra do Paraguai. E o teatro leva o nome do comandante da flotilha. Construído em 1886, hoje é patrimônio tombado e já passou por altos e baixos durante toda a sua existência. Os visitantes podem conhecer o acervo, subir no palco, andar pelos bastidores e sentir a sensação única do abrir das cortinas. É uma mistura de história e arte que encanta.
BRASERO BAR Y PARRILLA
O fogo da parrilla argentina chama a atenção de quem passa em frente ao lugar, inaugurado recentemente. Com um deck externo que convida a sentar e passar várias horas, além de um ambiente interno próximo ao fogo, a experiência com a carnes é incrível. Começamos pelo bolinho de mandioca recheado com carne de costela, extremamente saboroso. Como prato principal, pedimos a Parrillada Brasero, que serve quatro pessoas: vem asado de tiras, picanha, bife de chorizo, linguiça parrillera e morcilha. Tudo acompanhado de um ótimo vinho tinto de Itaqui, é lógico.
CAMPOS DE CIMA
É uma vinícola boutique, criada em 2014, que fica bem na entrada da cidade. O prédio é envidraçado, para que os visitantes possam acompanhar a produção dos vinhos, e a construção se conecta com a região. As pedras utilizadas são de arenito, predominande no solo de Itaqui, e o cimento queimado do chão faz referência aos galpões típicos da cidade. O passeio pela vinícola termina dentro da cave com uma degustação. Além dos espumantes premiados e exportados, conhecemos o vinho 3 Bocas, feito com três uvas e que homenageia as três proprietárias da Campos de Cima, Hortência, Vanessa e Manuela.
JOÃO DO BIGODE
Um bolicho singular, onde só tem uma opção: churrasco de peito. Acompanha polenta, salada de tomate, farinha de mandioca e pão aquecido na brasa. Simples e muito tradicional na cidade. Ao chegar no galpão, é só avisar o número de pessoas para o João. Ele corta o peito, espeta na hora e põe para assar. Uma carne diferenciada, porque tem osso, gordura e muito sabor. Sem contar a simpatia e papo do seu João, que faz questão de te servir e explicar sobre o churrasco do peito do boi, que ele aprendeu a fazer com o pai.
KAMPÔ SPA
Localizado no centro da cidade, é uma ótima opção para descansar depois de uma longa viagem. O spa conta com apartamentos para hospedagem com café da manhã, que dá direito ao banho de piscina e sauna. Além dos aposentos, ainda tem hidromassagem com cromoterapia, banho e escalda pés com ozônio, e massagens relaxantes. O Kampô ainda conta com um consultório médico equipado e especializado em nutrologia.