Basta cair a temperatura que logo pensamos em uma noite de queijos e vinhos para curtir com os amigos ou a família. É normal que sempre venha a dúvida sobre qual rótulo escolher para a ocasião, qual tipo de queijo apostar para harmonizar. Os queijos são divididos em categorias por origem (vaca, ovelha, cabra e búfala), elaboração (frescos, curados e azuis), textura (cremosa, macio, semiduro e duros) e teor de gordura (magros, gordurosos e muito gordurosos).
Queijos gordurosos, por exemplo, precisam da acidez dos vinhos para equilibrar o paladar – características que encontramos nos brancos e nos rosés. Já os queijos muito salgados não vão bem com o tanino dos tintos. Existem diversas obras que ditam a forma correta de combinar queijos e vinhos, porém, nós acreditamos que a combinação perfeita só existe se testarmos, tanto para desvendar novos sabores, como para entender o gosto de cada um.
Para uma noite com os amigos, é recomendado que se combine quem vai levar os queijos e quais os tipos, para não ter apenas os azuis no momento da degustação, por exemplo. Além dos laticínios, é recomendado que tenha uma porção de pães para auxiliar na limpeza do paladar e neutralizar sabores mais intensos. Outra excelente opção é apostar em frutas como maçã verde, que equilibra o paladar. Listamos os queijos mais tradicionais com uma dica de harmonização. Vale a pena testar e também criar o seu próprio par perfeito.
Gruyère
Se for se deliciar com um queijo gruyère, abra um tinto seco frutado feito com pinot noir.
Grana Padano
É um queijo duro e pouco salgado, por isso vai bem com um vinho tinto encorpado, como o Amarone.
Parmesão
Para quem não abre mão do queijo parmesão, sugerimos servir um vinho tinto bem encorpado.
Mascarpone
É um queijo fresco muito gorduroso. Equilibra perfeitamente com um vinho branco feito a partir das uvas pinot grigio e trebbiano. Na imagem, copinhos com tiramisu, sobremesa feita com esse tipo de queijo.
Pecorino
Por ser um queijo de ovelha, aposte em um tinto seco robusto ou até em um espumante produzido pelo método champenoise.
Emmental
Se a ideia for abrir um vinho tinto maduro, de uva syrah ou hermitage, combine com um queijo suíço, semiduro e gorduroso, como o emmental.
Gorgonzola
O famoso queijo azul vai bem com um tinto seco. Essa é a harmonização que chamamos de oposição – quando combinamos características opostas.
Brie
O famoso queijo francês é macio e frutado, por isso combina com vinhos brancos da uva chardonnay com passagem por madeira.
Gouda
Quejo semiduro e gorduroso, que combina com vinho tinto maduro. Com um bourdeaux ou um cabernet os sabores ficam incríveis.
Feta
Para quem não dispensa um bom vinho branco com uva riesling, indicamos combinar com o queijo feta, feito do leite da ovelha e bem gorduroso.
Cheddar
Fatias de cheddar à direita. Essa é outra opção de queijo gorduroso, por isso, a dica é a mesma: combine com um tinto seco encorpado, como os feitos com uva pinotage.
Provolone
Um pedação redondo de provolone, ao fundo. Aqui indicamos outro tinto seco encorpado, dessa vez o semiamarone, que harmoniza muito bem com queijos duros e gordurosos.
Minas Frescal
É um queijo fresco, com pouco sal. Nossa dica é combiná-lo com um vinho tinto de uva merlot. Os rótulos produzidos no Vale dos Vinhedos são incríveis.
destemperados
13 dicas para combinar queijos e vinhos
Destemperados
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: