Esse é um dos passeios que eu mais gosto em SP. O passeio pela Liberdade é uma imersão cultural incrível! Além da arquitetura com inspiração asiática, as diversas lojas, artesanatos e público local são “importados”. Seja para a comemoração do ano novo chinês (com muito kung-fu e dança do leão <3 ) ou para os finais de semana com a feirinha, que é a primeiro lugar que você precisa visitar em um final de semana.
Não só o artesanato oriental, mas de todos os tipos ficam aqui. Muito origami, anime e flores enfeitam a frente da estação Liberdade que, como todos os finais de semana, vai estar lotada. Seguindo a muvuca, a feirinha gastronômica é composta por diversos pratos típicos. Você vai encontrar os tradicionais yakisobas, harumakis (rolinhos primavera), guiozas, espetinhos de todas as delícias (fritas) que puder imaginar!
Mesmo o que é comum na capital paulista, ganha um ar oriental na feirinha! O pastel de shimeji (na esquina da Galvão Bueno) é bem recheado e uma delícia! Ah, na saída, não esqueça do bolinho com doce de feijão (sim, você leu certo, feijão!). Tem um sabor diferente e é bem gostoso!
Aproveite que está aqui para fazer mercado! Se você é fã de cogumelos, dá para comprar shimejis por
R$ 2 a bandeja, além de encontrar com facilidade todos os tipos e com preços bem melhores do que nos supermercados. Além disso, ingredientes asiáticos que não encontramos com muita facilidade (matcha é um excelente exemplo disso) são encontrados em abundância nos comércios locais. Se você não está procurando nada específico, aproveite para colocar em prática o chef que existe em você e experimente ingredientes e sabores novos.
Já se você está com preguiça de cozinhar ou quer provar os industrializados de lá, não tem problema! Há diversas lojinhas com chocolates, guloseimas, chás, bebidas, sucos e tudo aquilo que a nutricionista torceria a cara na consulta quando você provasse. Já ouviu falar de KitKat de matcha? Além desse, muitos outros sabores te esperam para serem descobertos.
Prefere um restaurante para sentar com a família e aproveitar uma refeição completa? Nós também temos uma indicação: o Banri Katian, que fica na rua Galvão Bueno. Nos diversos passeios pela Liberdade provamos yakisobas, rodízios de sushis e sashimis e diversos outros pratos do extenso cardápio. Atenção: tudo aqui é muito bem servido. Pense bem no que vai comer e, claro, leve um amigo para ajudar!
Depois de comer até não dar mais, passe na cafeteria 89ºC. Além de frapés, cafés quentes e gelados deliciosos, as sobremesas são demais. No último passeio, tomamos um frapé de matcha e três verrines (tiramisú, frutas vermelhas e chocolate). Além da felicidade de levar os vidrinhos lindos para casa (que com certeza serão recheados de brigadeiro para dar de presente) ficamos deliciados com os doces! O de chocolate foi o favorito, uma explosão de sabor intenso (não amargo, intenso) na boca. Dá vontade de não parar mais de comer!
Tem mais dicas para a Liberdade? Deixa aqui nos comentários!
E até o próximo passeio :D
* Conteúdo produzido por Bruno Sutil