Imagine uma tainha assada coberta com uma crosta feita da própria ova e deitada em lâminas de batatas que absorvem todo o sabor do peixe. Pois eu também fiquei na imaginação e salivando, já explico.
Estive pela primeira vez no Muqueca da Ilha, lá pelas bandas de Ribeirão da Ilha, na companhia do meu tio. A fachada é típica açoriana e o interior todo decorado com objetos antigos.
Do outro lado da rua, mesinhas com vista para o mar. Observe as condições climáticas e escolha sua vibe do dia.
Logo que nos instalamos nas cadeiras de madeira, o Seu Any, chef e proprietário, veio todo simpático conversar como se fossemos velhos amigos, nos deixando bem à vontade e eliminando toda aquela formalidade de alguns lugares, gosto assim. Ele até me lembrou o Seu Vadinho do Bar do Vadinho no Pântano do Sul, onde vivo batendo ponto e adoro.
Para começar pedimos dois pastéis, um de siri e outro de camarão. Seu Any ainda mandou um agrado, dois minibolos de siri.
É uma entrada que já fecha relativamente um buraquinho inicial no estômago, pois o pastel não é pequeno e é bem recheado, com camarões soltinhos de tamanho médio, molho e pedaços de tomate.
O de siri também estava molhadinho, com a massa sequinha e crocante.
Reparei que havia suco de butiá no cardápio e me empolguei. Primeira vez que vejo restaurante oferecendo esse suco. Para quem não conhece, butiá é uma frutinha típica do Sul, pequena e alaranjada, de sabor cítrico e um fundo levemente doce. Experimentei e adorei. Meu tio pediu de limão.
A ideia inicial era experimentar aquela tainha que mencionei no início do post, mas ela nem estava no cardápio, Seu Any cortou nosso barato, pelo menos por hoje. Ele explicou que como é um prato mais elaborado e previamente preparado, precisamos avisar com, pelo menos, um dia de antecedência,
Então, voltamos ao cardápio, que aliás tem muita coisa diferente e interessante, como os pratos com siri mole que não são fáceis de encontrar em qualquer lugar, e claro, as moquecas, que dão nome ao restaurante: de garoupa com camarão e lula, só de camarão ou siri, vegetariana e também de siri mole. Como o dia estava quente, deixamos a moqueca de lado e pedimos um filé de peixe scabech à dorê: filés de peixe espada empanados à dorê com molho de cebolas, tomates e pimentões.
Esse prato acompanha arroz, batata frita, pirão de peixe e farofa. Uma opção bem gostosa para fugir do peixe ao molho de camarão de sempre.
Destaque para farofa diferenciada com camarões e cebola, uma delícia.
Um vidro de pimenta caseira me olhava da mesa e eu fui experimentar para saber qual o grau. Para mim, forte, então para quem gosta de pimenta forte, vá fundo! Umas duas gotinhas me bastaram.
A conta total fechou em R$122,50 com tudo incluído, menos os 10%. A tainha que nos espere, deixa chegar junho que é bem na época e já estou ligando pra lá.
Muqueca da Ilha
Rodovia Baldicero Filomeno, 7487 – Ribeirão da Ilha
Florianópolis/SC
Fone: (48) 3232-7676
Aceita cartões Mastercard, Visa, American Express e Dinners
www.facebook.com/RestauranteMuquecaDaIlha