Eu era o tipo de pessoa que sempre escolhia ir em restaurantes pertinho de casa ou nos que eu já conhecia. Fui desvendar um lado novo de Porto Alegre há alguns anos, depois de começar a namorar. Meu namorado mora mais para a Zona Norte da cidade e passou a me apresentar lugares diferentes por lá. Entre eles, está o La Chiviteria, uma parrilla bem uruguaia localizada na Avenida do Forte.
O ambiente é bem rústico, simples, pouco iluminado e estava agitado naquela sexta-feira à noite. É um restaurante de bairro, então quase todo mundo que frequenta já o conhece - ele está aberto há uns oito anos. Isso tudo faz com que o lugar seja bem caloroso, pelo menos foi a energia que senti lá! A decoração é no estilo uruguaio, com vários quadros de times de futebol, bandeira do país na parede, e na televisão, um show com músicas tradicionalistas.
A estrela do restaurante, a parrilla, fica bem visível em todo o ambiente, com o mestre parrilleiro preparando tudo na nossa frente. Dá água na boca só de olhar!
No cardápio, além das entradas, da parrilla e de seus acompanhamentos, há também a opção de milanesas, panchos e chivitos.
Para começar, lógico que pedimos a Salsicha Parrillera, uma mignon suína assada na brasa e acompanhada de pãozinho com creme de queijo roquefort. Além de ter agradado muito aos olhos, a combinação linguiça com pão de alho continuou imbatível.
Sexta-feira à noite, ninguém trabalhava no sábado, então fomos de Patrícia para acompanhar os pedidos! Todas as cervejas vêm dentro desse suporte que conserva a garrafa geladinha durante toda o jantar.
Agora as carnes! Dá para pedir porção indivdual ou para duas pessoas. Pois bem, pedimos um vazio na porção inteira e um entrecot na porção reduzida, ambos para dividir! Os dois cortes chegaram muito bonitos e suculentos na mesa. No vazio dá para ver bem direitinho aquele vermelhinho ao centro que a gente A-DO-RA!
O entrecot também estava muito macio e bem temperado. Uma delícia! Vale lembrar que durante todos os pedidos, o atendimento foi ótimo. Todos os garçons foram superatenciosos.
Depois de tanta carne, é necessário um doce. Eles possuem três opções de sobremesas e todas tipicamente uruguaias, ou seja, muito dulce de leche. Pedi a Torta de Alfajor, que é uma massa crocante em camadas, com doce de leite e o acabamento de merengue italiano. Foi um ótimo encerramento da noite.
O La Chiviteria abre apenas pela noite, de segunda a sábado, das 18h às 23h30. O total da conta ficou em R$ 140 sem bebidas e sem os 10%. O preço é justo quando comparado a outros restauntes que servem carne em Porto Alegre. Jantar lá possui tudo para se ter uma noite agradável. Achei uma ótima opção sair um pouquinho da minha zona de conforto e conhecer lugares como este. Volta e meia estaremos ali.
La Chiviteria
Av. do Forte, 1088 - Vila Ipiranga
Porto Alegre/RS
Fone: (51) 3333-3399
Aceita apenas dinheiro e cartões de débito (Maestro, Rede Shop e Visa Electron)
www.facebook.com/lachiviteria
* Conteúdo produzido por Rafaela Frare