Desde 2015, a longa e conhecida Avenida Nossa Senhora da Luz, em Curitiba, tem recebido muitos visitantes. O Terra Café, que fica no número 223, é uma mistura de espaço multiuso, cafeteria, empório e coworking - e junto de tudo isso, uma cozinha de sabores simples e produção artesanal.
Por fora, o design é moderno, contemporâneo e todo feito em contêineres. Na parte de trás, eles oferecem um estacionamento próprio que acolhe bem os clientes. Na frente, algumas mesas para os dias em que o nosso tempo instável de Curitiba resolve cooperar.
Inclusive, eu acho que isso define bem o Terra Café: um espaço democrático e cooperativo. Durante o tempo em que ficamos por lá, vimos gente de todo tipo, passando para comer um pedaço de bolo, jogar conversa fora ou tomar um café especial enquanto responde seus e-mails.
No cardápio, cafés, sucos, vitaminas, sanduíches, massas, sobremesas, entre outras coisas. Além disso, afixado na parede, opções de pratos do dia que variam de tempos em tempos, e que estão disponíveis nas redes sociais para consulta dos assíduos frequentadores.
Bebidas à vista: dois sucos caprichados. O primeiro de manga com limão e o segundo de laranja, couve e gengibre. Delicinha.
Começamos pedindo a opção do dia: uma espécie de combo com entrada + prato principal + sobremesa. De entrada, uma Salada Mix com folhas diversas, cenouras cortadas em fita, pepino, tomate e carambola. Aprovada!
O prato principal do dia era massa artesanal com ragú de carne. Porção generosa, massa al dente e molho com tempero suave e caseiro. Lógico que um queijinho ralado por cima não faz mal a ninguém.
Pega esse zoom. Fala a verdade! Dá fome, não dá?
Eu preferi provar um dos sanduíches e fui de Panini de Carne Louca: pão multigrãos de fermentação natural - bem saboroso - carne desfiada, picles e muito queijo. A apresentação nessa tábua também deu um charme especial.
Lembra que ainda tem a sobremesa, certo? Pois então, eis que chega à mesa uma fatia da torta integral de banana. O julgamento foi unânime: combinação sensacional da aveia com a castanha e a fruta.
Não podia ficar para trás e ataquei uma fatia do Bolo Indiano. Eles usam uma canela importada da Indonésia com uma granulação diferente das que temos por aqui. Além disso, ainda tem um toque apimentado e um recheio de leite condensado cozido. Quase um carinho de vó.
Depois de toda essa comilança, fomos explorar um pouco mais os ambientes e acabamos conhecendo os simpáticos proprietários do local: o casal Laura e Ricardo. Eles nos mostraram o espaço para coworking. Equipado com tomadas, televisão e ar condicionado, é ideal para quem quer promover reuniões de negócios em um ambiente descontraído.
Papo vai, papo vem, eles nos contaram um pouco de suas vidas e do conceito do espaço, que será reformado e ampliado em breve. Não é só a comida que é artesanal. Boa parte da decoração também foi produzida pelas mãos do próprio Ricardo, com idéias da Laura. Nas prateleiras do empório, vários produtos interessantes para levar para casa: canecas, chás, cervejas especiais, vinhos e muito mais.
O total do almoço ficou em R$62. Bem em conta para o tanto que aproveitamos. Aprendemos que para oferecer tudo tão fresquinho, só conhecendo bem os frutos. E para conhecer bem os frutos, só colocando a mão na terra.
Terra Café
Av. Nossa Senhora da Luz, 223 - Bacacheri
Curitiba/PR
Fone: (41) 3524-4500
Aceita todos os cartões
www.facebook.com/terracafecwb
* Conteúdo produzido por Luciano Machado