Tive a oportunidade conhecer a galeteria Casa di Piero em duas ocasiões. A primeira delas foi em um evento de inauguração, em julho de 2016, quando a casa abriu apenas para algumas pessoas. A experiência foi tão impecável e com companhias tão queridas que minha vontade era logo fazer um post para contar as maravilhas da noite: dos vinhos harmonizados com perfeição (a Santa Adega assina a carta) até cada prato em uma verdadeira orgia gastronômica.
Mas é claro que seria injustiça minha relatar para os leitores um evento preparado para agradar e ser perfeito (e nem poderia porque vai contra os nossos mandamentos). Tive que voltar em uma segunda ocasião para provar como o serviço, a comida e o ambiente estariam em um dia “comum”.
Convidei, então, a família para conhecer, fomos em sete pessoas. Aliás, essa é a dica: vá em família, o ambiente é ideal para aquele almoço no fim de semana por agradar diferentes gostos: da vovó até a criança mais chata pra comer.
A Casa di Piero ocupa um grande espaço onde já foi a Usina de Artes, na SC-401. Quem já passou a caminho das praias do Norte de Floripa sabe onde fica. O volume de carros na frente do restaurante chama atenção. Mas a casa é espaçosa e conforta até 320 clientes sentados.
Quando chegamos, ficamos mais ou menos 30 minutos aguardando mesa, até que nos chamaram. Ao entrar, não há quem não se surpreenda com a decoração do restaurante. Um toque italiano incrementa os ambientes e, se você desejar, pode até fingir que está tomando um pinot grigio geladinho perto da Fontana di Trevi (risos!).
Outro ponto positivo, ao menos para quem tem filhos, como eu, é perceber que o local é totalmente kids friendly. Um espaço bem completo para divertir a criançada enquanto os pais conseguem fazem uma refeição tranquilamente.
Mas vamos ao que interessa: a comilança. A casa funciona da seguinte maneira: ao preço fechado de R$ 59,90 reais o cliente pode comer o quanto quiser da sequência de pratos, bem no estilo das cantinas italianas da serra gaúcha e catarinense.
Quando fomos, a casa estava realmente lotada, então não foi fácil chamar a atenção de um dos garçons. Isso nos incomodou um pouco já que estávamos mortos de fome. Mas logo tivemos a sorte de sermos atendidos e foi dada a largada para a sequência. Recebemos salame, queijo, pão caseiro quentinho, caponata e polenta frita.
Em seguida, chegou a sopa de capeletti acompanhada de pão e queijo ralado, que não surpreendeu muito. Minha sugestão aqui é só uma: não se entupa de pão e sopa, logo chegará o que realmente importa à mesa.
O Galeto Primo Canto merece um parágrafo só pra ele: uma casquinha crocante por fora guardando uma carne tenra e praticamente soltando do osso. Bem temperada, uma delícia sem descrição à altura do sabor. O prato vem acompanhado de maionese e salada de radicchio e bacon com vinagre da Colônia.
Também chegaram à mesa uma das melhores polentas que já comi por aqui: polenta cremosa com nata, queijo e molho de galinha caipira.
A costela de porco ao molho de amoras e a paleta de ovelha com geleia de hortelã e pimenta são os pontos altos da refeição.
Ao menos no dia que fui serviram poucas opções de massas e as que provei estavam al dente demais e com poucas opções de molhos. Além do tortéi de abóbora, ofereceram nhoque e espaguete com os molhos de tomate, branco e alho e óleo.
Para fechar, sagu com creme italiano, é claro. Mas para os resistentes, também há a opção do clássico pudim. E corre para o chá de boldo.
A experiência valeu a pena e certamente voltarei com a família ou com amigos à noite para aproveitar um dos vinhos da carta.
Galeteria Casa Di Piero
Rodovia SC-401, nº 11.198
Florianópolis/SC
Fone: (48) 3238-3140 e (48) 9111-2551
Aceita cartões Visa, Master e American Express
www.galeteriacasadipiero.com.br
* Conteúdo produzido por Maíra Ferraz