Esse é um post especial pra mim. Em 2012 saiu o meu primeiro texto como food hunter aqui no Destemperados, e hoje, 4 anos depois, eu escrevo sobre o mesmo local da minha estreia no site, a Cantina Di Bernardi.
Gosto muito de vir aqui pelo ambiente aconchegante, atendimento simpático e comidas bem preparadas. Eles possuem um menu a la carte com diversos tipos de massas, molhos, pizzas e também opções para celíacos. Não posso deixar de falar da minha pizza preferida, a Boca do Forno, que é feita com frango desfiado cozido por horas com vários temperos, catupiry e palmito em pedaços generosos; é a única pizza de frango com catupiry que peço ultimamente, pois já passei da fase desse sabor da adolescência; além disso, também amo o nhoque de batata ao ragu de carne cozida por 18 horas na panela de barro com vinho e especiarias, são dois pratos que vivo pedindo por lá.
Mas hoje eu vim conhecer o clássico nhoque da fortuna, até demorei, pois eles fazem isso há anos, todo dia 29 do mês, e nunca tinha experimentado.
O buffet é livre e oferece uma variedade de antepastos, vários tipos de nhoque (de mandioquinha, abóbora, espinafre, milho), molhos diversos e sobremesas.
Entre os antepastos: caponata, presunto parma com repolho roxo, manga e nozes e legumes ao vapor.
Tem também folhas de endívias com roquefort e nozes, cuscuz, entre outros. Tarefa difícil conseguir experimentar de tudo, viu.
Resolvi focar nos nhoques e comecei pelo de aipim recheado com carne seca e gratinado ao molho caruso.
Bem recheado e com uma massa firme e leve ao mesmo tempo, segurou o recheio sem precisar ser duro e farinhento, muito macio e saboroso. Se percebe que foi feito com cuidado e capricho.
Em seguida, provei o nhoque recheado com bacalhau. Não sou lá muito fã de bacalhau, então, experimentei meio ressabiada. A (boa) surpresa veio no tempero e na leveza do bacalhau, que era bem desfiadinho, além da massa com gostinho caseiro. Muito bom!
Teve também nhoque frito e recheado com linguiça Blumenau, que vem em pedaços. Amo linguiça Blumenau, então nem tenho muito o que dizer aqui.
Um dos preferidos é o nhoque com molho de carne assada, aquele molho escurinho. Tudo de bom.
O prato já começou a virar a casa da mãe Joana com tudo que é tipo de nhoque e molho, como esses dois tipos, que nem sei mais quais são, e com os molhos funghi e Rossini. Preciso dizer que experimentei o nhoque de milho sem nem ter ideia do que esperar e senti o sabor da soca de milho bem de leve no fundo, ótimo pra comer com um molho quatro queijos, contrasta bem.
No meio disso tudo, a gente precisa lembrar que ainda tem as sobremesas e deixar o famoso espaço.
Tem uma taça gigante linda daquela sobremesa de morangos com creme e suspiro, que lembra as sobremesas da casa da minha vó.
Destaque para o tiramisu de lá que é imperdível, quando vou na cantina peço a fatia da sobremesa.
Essa gostosa experiência pelo maravilhoso mundo do nhoque me custou R$64, que é o preço por pessoa incluindo tudo, antepastos, nhoques e sobremesas, sendo as bebidas cobradas à parte.
Cantina Di Bernardi
Jardim Olivio Amorim 10 – centro
Florianópolis/SC
Tel: (48) 3223-2321
Aceita cartões Visa, Mastercard, American Express e Diners