Quase 1 ano após a inauguração do Jamie’s Italian de São Paulo (confira o post aqui), o chef inaugurou mais uma unidade de seu restaurante italiano no Brasil, desta vez em Campinas. Eu assisto o Jamie Oliver na TV não sei nem desde quando, e já perdi as contas de quantas receitas tentei copiar. Claro que eu não podia perder a oportunidade de provar as receitas com a assinatura dele!
O restaurante fica na Alameda do Shopping Parque Dom Pedro, uma área recentemente construída que abriga muitas boas opções gastronômicas, algumas já inauguradas e outras que ainda estão por vir (Aguardem!). Do lado de fora já dá para ver o aparato para a produção das massas, que segundo a simpática garçonete que nos atendeu são todas feitas diariamente no restaurante.
Por ter inaugurado recentemente, fui preparada para uma longa espera, mas para a minha surpresa conseguimos uma mesa assim que chegamos. O restaurante estava até meio vazio, na verdade. Talvez pela chuva que não deu trégua aquele dia, talvez pelo dia da semana que escolhi, talvez pela reta final da novela, enfim, gostei de não ter que esperar, afinal estava ansiosa pelo que estava por vir.
Achei o ambiente muito moderno e, como era de se esperar, lembra bastante a unidade de São Paulo. Madeira e cimento predominam. Uma das coisas que mais me chamou atenção foi o teto todo de cimento, com o encanamento vermelho a mostra e lustres moderníssimos. A mistura de mesas e cadeiras diferentes também me encantou.
A área do bar tem uma pintura colorida na parede e banquinhos para se sentar e aproveitar a seleção de drinks do restaurante. Já o balcão é todo decorado com elementos que remetem à culinária italiana.
O nome do chef-celebridade aparece em todo lugar, desde os livros espalhados pelo ambiente até esse simpático cantinho onde são preparadas as pizzas.
A carta de bebidas oferece bastante opções e drinks com combinações diferentes de sabores. Escolhi, para começar, uma caipirinha de maracujá, hortelã e pimenta. Adorei a forma como os sabores se misturam e a leve dormência que a pimenta deixa na boca após cada gole. Além da caipirinha, também pedimos chopp.
Para começar pedimos o Italian Nachos: raviólis de quatro queijos fritos e acompanhados de molho arrabiata (um molhinho de tomate apimentado). Esqueça o que conhecemos por aqui como quatro queijos, com provolone e gorgonzola predominantes. O recheio dos raviólis era de queijos com sabor extremamente delicado. Adorei! E essa apresentação é super chamosa.
Estávamos apenas em dois, mas queríamos provar de tudo um pouco, então pedimos outra entrada, dessa vez recomendada pela nossa garçonete. Era um pão carta di musica com cogumelos, mussarela defumada e tomilho. Eu particularmente não conhecia esse pão, gostei da parte da borda que ficou torradinha, mas a que ficou sob os cogumelos não ficou crocante. Quanto ao sabor, fiquei esperando um algo mais.
Partimos então para os pratos principais. Uma das nossas escolhas foi o Penne Carbonara, feito com pancetta crocante, alho poró, molho carbonara e um toque de limão. Apesar de não tradicional, eu gostei muito do toque de limão, achei que trouxe uma leveza que o prato realmente precisava já que o molho dele é bem pesado. Sobre as tirinhas crocantes de pancetta não preciso comentar né? É bom de qualquer jeito.
Todos os dias tem pratos diferentes dos do cardápio que ficam nas lousas do ambiente, e um deles foi nosso outro escolhido. Filé envolto em prosciutto com cogumelos, agrião, purê de feijão e batatas fritas. A carne estava no ponto correto e bem saborosa, assim como os cogumelos. Quanto ao purê, me pareceu bem simples, apenas com o sabor do feijão mesmo, e não me agradou tanto assim. As batatas fritas eram simplesmente batatas fritas.
A sobremesa para mim foi o grande destaque da noite. Pedimos o Brownie Épico, um brownie bem denso com sabor intenso de chocolate servido com calda de chocolate, sorvete de caramelo e flor de sal e pipoca caramelada com amaretto. Essa sobremesa combina doce, salgado, amargo, quente, gelado, cremoso, crocante. É uma combinação perfeita!
Talvez minha expectativa em relação ao restaurante fosse alta demais, mas achei um restaurante comum, com nada de espetacular. O lugar é bonito, o atendimento é atencioso e a comida é simplesmente normal. Gastamos R$ 283 em duas pessoas (incluindo 12% de serviço).
destemperados
O Jamie’s Italian chegou a Campinas
Destemperados
GZH faz parte do The Trust Project