Em 1942 o avô do atual proprietário Gustavo Caldas, abria o Armazém Oliveira, no mesmo local onde hoje funciona o Armazém Cuiabano. Na época, vendia de tudo um pouco e esses locais eram chamados de ¨bolicho¨. 73 anos depois, seu neto que concluiu recentemente o curso de gastronomia, transformou o lugar numa lanchonete especializada em quitutes regionais.
O prédio ainda preserva aspectos originais de 1942. O local é uma esquina muito tradicional no centro de Cuiabá: Rua Generoso Ponce esquina com a Rua Joaquim Murtinho.
Nessa vista ¨aérea¨ percebe-se que o salão é bem pequeno, com um balcão no centro. As galinhas nas prateleiras são artesanato regional de bom gosto, também à venda no Armazém Cuiabano.
O local é muito movimentado, pois é passagem obrigatória de pedestres em busca das lojas e do centro financeiro da região. Não cabem mais que 10 pessoas ao mesmo tempo no salão, mas e daí?
Existem alguns banquinhos e uma pequena mesa, mas não se enganem com a simplicidade do lugar.
Desse balcão e vitrine saem maravilhas preparadas pelas mãos do próprio Gustavo, que não raramente, passa madrugadas preparando as delícias que serão vendidas no dia seguinte. Tudo fresco e artesanal!
Bolo de Arroz, Bolo de Queijo, bolos caseiros, empadas, Francisquito, Sequilho e outros salgados mais populares são vendidos diariamente nesse pequeno espaço que resgata a cultura alimentar cuiabana.
Pedi um suco de laranja natural e uma empada de frango cremoso com pequi.
Confesso que não sou muito fã de empadas (sempre prefiro, pastel, coxinha – comida simples mesmo, assumo!), mais esta estava dos deuses: cremosa, suculenta e muito saborosa.
Para finalizar meu café da manhã, um bolo de arroz - tradicionalíssimo quitute cuiabano.
Macio, saboroso e extremamente aromático com erva doce.
Essa viagem à cultura cuiabana simples, autêntica e regional, me custou exatos 8,50.
Armazém Cuiabano
Rua Generoso Ponce esquina com a Rua Joaquim Murtinho, nº 186 - Centro
Cuiabá/MT
Fone: (65) 9217-2287
Aceita todos os cartões
Facebook.com/Armazem-Cuiabano
* Conteúdo produzido por João Carlos Caldeira