Não sou uma grande fã de carne vermelha (antes de concluírem que eu não deveria, portanto, fazer esse post, peço que leiam até o fim), mas sempre me chamou a atenção o grande movimento de carros e pessoas que costuma haver em frente à Costelaria Ponta D'Agulha na SC 401, em Florianópolis. Sendo assim, achei uma boa ideia aproveitar um almoço em família para conhecer o restaurante, mas optamos por ir na unidade do Passeio Pedra Branca, em Palhoça.
O ambiente é bastante agradável - sem aquela 'vibe' nada aconchegante comumante associada a churrascarias - e no dia em que fomos o movimento era tranquilo.
Pegamos uma mesa na parte interna, mas há também a opção de sentar na varanda.
Numa área de frente para as mesas fica a churrasqueira onde são preparadas as carnes, servidas por peso (o cliente escolhe aproximadamente quantos gramas quer de cada corte).
Não demorou nada e já começaram a chegar os acompanhamentos, que são pedidos um a um separadamente - não está incluído no valor da carne. Maionese deliciosa, simples e bem feita, dessas que a gente só costuma comer em casa. E o arroz branco com gostinho de alho - sim, minha gente, o simplório e básico arroz nosso de cada dia - foi uma agradável surpresa logo no começo.
Pedimos também uma porção de batata rústica que me deu vontade de solicitar a receita: crocante por fora e muito macia por dentro. Como faz isso? A essa altura, eu que não sou "A" carnívora já estava amando a experiência.
Antes da chegada das carnes pedimos também um molhinho chimichurri para acompanhá-las.
E aí vieram elas. Primeiro a costelinha suína, uma boa pedida para quem gosta de uma carne mais sequinha e consistente. Acompanha molho barbecue pra mergulhar.
Não esqueça de calcular que as peças vêm com osso, na hora de pedir por peso.
Mas, como não poderia deixar de ser, o destaque do almoço foi a costela bovina assada. Vou dizer a verdade: eu até então pensava não gostar de costela. Tanto que pedi uma outra carne pra mim (mais pra baixo no post), mas ao provar essa costela fui obrigada a me render.
Os amigos vegetarianos que me perdoem, mas esse negócio tava bom demais. Totalmente desmanchando, com um sabor incrível. Nunca tinha provado uma costela assim. Comeria de novo agora. Quero! Nham!
Depois disso, meu bife de ancho - que estava gostoso, sim - ficou um pouco ofuscado. Mas é também uma ótima opção entre as carnes servidas na casa, principalmente porque rola pedir em pedaços pequenos.
O meu eu pedi ao ponto e veio assim, como na foto abaixo.
Valeu muito a pena conhecer o local. Nossa conta ficou em cerca de 150 reais sem bebidas e serviço. Estávamos em três pessoas e comemos bastante, sem miséria. Indico super!
Costelaria Ponta D'Agulha
Passeio Pedra Branca (Palhoça/SC) e SC 401, 7626 (Florianópolis/SC)
Fone: (48) 3338-2850
Aceita todos os cartões
* Conteúdo produzido por Fernanda Volkerling