Como é bom quando a cidade ganha novidades. No meu caso a felicidade é maior, quando a novidade é de comer. Aberto há duas semanas, fui correndo conhecer o Muju Restobar. O Muju está localizado no Bairro Auxiliadora, na charmosa Rua Coronel Bordini, no meu bairro do coração. Para ser bem precisa fica na frente do Markt 705.
O cardápio, assim como o Chef que o assina, Marco Espinoza, é peruano. E muito high tech. Olha como ele chega na mesa. Em tablets.
A casa é linda. O ambiente é elegante e a decoração muito me agradou. Difícil é conseguir tirar foto com a casa cheia. Tem dois andares. No primeiro andar, tem bar, algumas mesas e um espaço bem moderno para espera. Ficamos no andar de cima, onde estava a nossa reserva.
Essa parede-adega-maravilhosa está nos dois andares da casa. Que bela vista, não? Não pedimos vinho, mas eu fucei na carta e as opções são muitas.
Já acomodados na nossa mesa (eu, maridão e sogra), o garçom nos trouxe o couvert que chegou de uma forma que eu adorei. Dentro de um saquinho bem simples, mas cheio de charme.
Dois tipos de pães quentinhos e manteiga de ervas. Adorei a maneira que a manteiga de ervas é servida: na casca do limão. O couvert não me surpreendeu, achei os pães com pouco sabor, mas minha sogra adorou.
Para bebericar, nada mais justo de que uma bebida com Pisco. A escolha foi um Apple Pisco: Pisco, licor de maçã, creme de maçã verde e clara de ovo.
O cardápio é bem fácil de manipular e tem muita opção deliciosa, de deixar qualquer um confuso na hora de escolher. Eu já fui decidida a me esbaldar no ceviche. E foi com ele que começamos. Um trio. Degustación de Cebiches.
Os escolhidos: clássico, salmão e polvo. Na foto abaixo dá para ver mais de pertinho o de polvo (esquerda): leite de tigre com pimentão assado e batata. E o clássico (direita): peixe branco, leite de tigre, milho, milho peruano e cebola roxa. Meu favorito foi o clássico. Comeria todos os dias. Viveria de ceviche! #cevichelover
Os três ceviches estavam divinos. A minha vontade era de pedir mais e mais ceviches. Ah! Dá um look no de salmão. Tem leite de tigre com maracujá, pepino, cebolinha, batata doce e crisps. Levemente adocicado. Delícia!
Para o prato principal, Regina, minha sogra, escolheu o Arroz con Pulpo. E adorou. Polvo confitado e arroz com pimentões assados. Sucesso. É claro que eu provei e gostei muito. O polvo estava macio e o arroz muito saboroso.
Marco escolheu o Arroz Chaufa. Prato típico da culinária Chifa (termo usado para a fusão da culinária peruana com a chinesa). A descrição do prato trazia arroz salteado com frutos do mar, molho de soja, temperos orientais e óleo de gergelim. E a foto do cardápio mostrava o arroz com os frutos do mar. O prato veio com pouco frutos do mar e muito arroz e um omelete gigante cobriu o prato, diferente da foto.
Deixo claro que o prato estava longe de estar ruim, talvez a nossa expectativa com a foto e descrição estava muito alta. Fica a dica: menos arroz, mais frutos do mar. Até dei esse feedback lá na hora e me disseram que o Chef trocou a receita e colocou o ovo por cima do prato. Repito, não estava ruim. Mas foi o prato que menos gostamos.
Comentei que a minha vontade era de ter ficado nos ceviches. Ainda bem que isso não aconteceu, pois a minha escolha de prato principal estava mais que maravilhosa. Sério minha gente, um absurdo de bom! Eu sempre comento que gosto dos pratos que parecem ensopados e que precisamos além do garfo e da faca, da colher também. Fui de Chupe de Camarones. Uma tradicional sopa peruana feita com camarão, peixe, leite, batatinha, temperos peruanos e ovo. Ela chegou assim.
A hora de furar o ovo para mim é sagrada. É uma mistura de sentimentos. Pena de cometer o ato, ansiedade para ver a beleza da mistura e ainda tem o preparo da máquina fotográfica para pegar bem o momento. Não é fácil ser food hunter! Olha aí a obra prima. Parabéns Marco Espinoza pelo belo prato apresentado. Quero ver eu voltar e conseguir pedir outra opção que não seja ele, O Chupe de Camarones.
Peço mil desculpas, mas não conseguimos chegar nas sobremesas. Os pratos são muito bem servidos. Essa experiencia increíble saiu por R$ 287. Jantar para 3 pessoas com couvert, entrada e pratos principais, um drink, dois sucos e duas águas. Minha vontade de conhecer o Peru só aumentou. Valeu Muju!
destemperados
Novidade peruana em Porto Alegre: Muju Restobar
Destemperados
GZH faz parte do The Trust Project