Parafraseando a máxima atribuída a Sócrates (uns dizem ser de Plutarco), decidi falar sobre esse lugar que eu queria muito visitar. A Cidadão do Mundo Burguers & Arts fica na Bento Viana e vem sendo constantemente elogiada pelo seu ótimo atendimento, comida muito saborosa e um preço bastante interessante.
Na parte externa, porém cercada com vidro – detalhe importante nessa noite gélida – algumas mesas de ferro, plantas e garrafas decoravam o ambiente lotado de gente ávida por um bom hambúrguer.
Na parte interna, onde ficamos, luz baixa muito aconchegante, paredes forradas de telas de um lado e quadros bem humorados do outro. Tudo para garantir que a viagem comece logo ao apreciar a decoração.
Mesa escolhida, sentamos e fomos logo fazendo o pedido, pois a fome era grande e a curiosidade também.
Eis o balcão de onde saem as cervejas especiais, chás, refrigerantes e os sucos preparados pelo próprio Chef Fabio Ikoma, que conduz a casa com muita atenção, simpatia e profissionalismo. Importante ressaltar que todos os funcionários estavam devidamente uniformizados e nos atenderam super bem.
Por falar em sucos, rapidamente um de morango e outro de abacaxi chegaram à mesa para ir refrescando os paladares.
Confesso que saí de casa, decidido a pedir uma Itubaína Retrô e não resisti. Logo ela chegou na versão lata e bem geladinha pra acompanhar as delícias que estavam por vir. Para quem não conhece, a Itubaína é um refrigerante de guaraná com sabor tutti-frutti, criado na década de 50, na cidade de Itú-SP. Vale a pena experimentar!
A Cidadão do Mundo conta com uma bela carta de cervejas especiais para quem prefere degustar seu hambúrguer tomando uma gelada. Meu irmão foi de Die Fizzy Yellow, uma American IPA da cervejaria Way, daqui de Pinhais. Bastante lupulada, tem um amargor intenso e é bem aromática. Para quem gosta de se atrever em opções mais exóticas, eles também servem a Jerimoon. O trocadilho já diz tudo... leva abóbora (isso mesmo) na composição e é classificada como uma Pumpkin Ale. Demais!
O atendimento foi muito rápido e, até os pedidos chegarem à mesa, não levou muito mais do que cinco minutos. Meu pai escolheu a salada tropicália: alface roxa, tomates frescos, manjericão fresco, ovo de codorna, palmito pupunha, croutons e adicional de bacon.
Os nomes dos pratos no cardápio da Cidadão do Mundo são todos inspirados em personalidades artísticas, sejam elas escritores, músicos, pintores, atores etc. Esse aí da foto é o Frida Kahlo: uma combinação sensacional de burguer de 175g, mozzarella, bacon, tomate, guacamole e a pimenta jalapeño que arremata tudo muito bem.
Todos os burguers acompanham uma deliciosa maionese verde da casa e você pode escolher entre batata frita, rústica ou onion rings. Eu fui de Einstein acompanhado de cebola. Pense nisso: um suculento burguer de pernil com linguiça, queijo provolone, chucrute e um molho honey mustard. Diz aí... não precisa ser nenhum gênio pra achar a combinação incrível, não é verdade?
O próximo hambúrguer que aterrissou em nossa mesa deixaria o tal Sócrates morrendo de inveja. Estou falando do Charles Chaplin. Simples e arrasador. Trata-se de um burguer de 175g, queijo cheddar e muita cebola caramelizada.
Pra finalizar, um clássico que parecia uma pintura de tão bonita que ficou a foto. Saca só a descrição do Da Vinci: burguer de 175g, mozzarella, tomate cereja confit e folhas de manjericão, dessa vez com batata rústica.
Entrando por uma porta que é quase uma passagem secreta, subindo a escada, você ainda se depara com um segundo piso bem aconchegante, que pode ser reservado para aniversários ou utilizado normalmente para clientes. Honrando a tradição da família, mais telas e obras de arte encantam o ambiente. A capacidade é para 50 pessoas em média.
Comemos tão bem que nem sobrou espaço para sobremesa, mas eu bem vi que tinha brownie com sorvete e cheesecake com calda de morango. O Chef Fabio está de parabéns pelas ótimas combinações e pelo atendimento impecável. Ganhamos um cartão fidelidade e certamente seremos fiéis. A conta ficou em 140 reais. Preço justíssimo que nos fez carimbar o passaporte para um voo sem escalas até a próxima visita.
Cidadão do Mundo Burguers & Arts
Rua Bento Viana, 352 – Água Verde
Curitiba/PR
Fone: (41) 3015-7017
Aceita todos os cartões
* Conteúdo produzido por Luciano Machado