São Paulo é uma cidade antiga. Em 25 de janeiro de 1554 foi aberto o Pateo do Collegio - construído para a não tão nobre missão de catequizar índios. Foi o primeiro prédio da cidade, e é um pedaço extremamente conservado do centro da cidade. Na frente do Collegio fica o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e bem no meio o monumento à Glória Imortal aos Fundadores de São Paulo.
O Collegio em questão é um prédio azul e branco, que abriga atualmente o museu anchieta. A conservação e limpeza do local são impecáveis!
O Café do Pateo tem dois ambientes. O primeiro, fechado, tem um balcão, mesinhas concorridas e é bem decorado. Iluminação agradável, arte nas paredes e portas abertas pro jardim.
A pia para lavar as mãos é um charme!
No balcão ficam produtos artesanais. Doces, compotas… Vontade de provar tudo!
Sentei na área externa. Ela fica ao lado de um jardim simpático com bancos e a sombra de uma grande árvore.
O cardápio é bilíngue, bem escrito nos dois idiomas e ilustrado com fotos dos arredores.
Comecei com um pão de queijo, que veio quentinho (e grandão!)
Super leve, aerado, uma delícia. Crocante por fora, super macio por dentro, cheiroso e gostoso.
Para beber, fui de suco de limão com capim-santo. Pouco açúcar, bastante limão, refrescante e gelado. O capim-santo dá um sabor super especial pro suco.
O jogo americano é super caprichado, feito em papel espesso. Super charmoso.
Para comer eu pedi um sanduíche Loyola, que leva presunto, queijo prato, salada e uma maionese com limão siciliano e mostarda. O sanduíche é feito em um pão super tradicional - a receita é baseada em anotações do Padre Anchieta. Super macio, integral, com pouquíssimo açúcar, nem dá pra comparar com o pão de forma vendido nos supermercados. A maionese dá um toque especial, levemente ácido e picante. O sanduíche é super bem servido - acabei levando metade para casa. É tão alto que é difícil morder de uma vez só! Ele é servido frio, e super combina com o suco e o dia quente.
Pedi também uma salada. Cenoura ralada, docinha, tomatinhos cereja e muitas folhas. Tudo muito fresco e caprichado.
O molho leva azeite, limão, nozes e manjericão. Super liso, feito com azeite extra virgem. Uma delícia na salada!
A conta saiu por 45 reais. Vale super a pena a visita: O local está muito bem conservado, é um lugar super tranquilo pra tirar fotos, passear e conhecer mais sobre a história da cidade. A comida é caprichada, o serviço atencioso e o lugar é lindo!
Café do Pateo
Praça Pátio do Colégio, 84 - Centro
São Paulo/SP
Fone: (11) 3101-8512
Aceita todos os cartões
www.pateodocollegio.com.br
* Conteúdo produzido por Oscar Scheepstra