Quando mudei para o Rio me encantei por locais em diversos bairros. Mas o Leblon foi o que menos me tocou. Até agora.
A fachada naturalmente elegante o Empório Gourmet se destacou em meio à algumas construções exibicionistas das ruas do bairro. Achei a casa a cara da Gloria Kalil: fina, discreta e genuína.
Ao entrar, praticamente um altar de exuberantes orquídeas provocaram um grato sorriso e denunciaram que existe muito cuidado rolando por ali.
Além das convencionais mesas de 4 lugares, grandes mesas de madeira tornam-se coletivas. Adoro essa proposta de compartilhar experiências com desconhecidos. Há uma liberdade de se relacionar (ou não) e, a jusficativa gulosamente honesta: conseguimos ver o prato dos outros sem muito esforço.
Mesmo que cheia de detalhes que remetem a casa de campo de alguém com gosto requintado, a casa é bem ampla e aconchegante. As toalhas de mesa com tecidos mais rústicos e temas florais resgataram as estampas da casa de vovó e cativam de uma forma carinhosa.
Pedimos um couvert para começar. Era enorme e muito variado. Como paulistanas e amante de foie gras que somos, eu e Mirella nos esbaldamos nele, e ficamos encantadas pelos frescos dos pães artesanais, mousse de truta, patê de vitela, antepasto de berinjela e manteiga.
Levamos quase uma hora degustando estas delícias enquanto decidíamos o que pedir em seguida. A casa oferece um cardápio executivo super em conta durante os almoços de dias úteis (em média 35 reais para entrada+principal+sobremesa) mas, com um cardápio recheado de carnes, pato, peixes, frutos do mar e massas, não resistimos! Nos jogamos às deliciosas massas.
Pedi um ravióli de zuca com molho de camarão. Fui surpreendida pela escura massa de cacau contrastando com o alaranjado do molho dos gordinhos camarões. Dentro dela, a cremosa abóbora levemente doce foi destacada com o breve toque de coentro.
A Milla pediu o ravióli de vitela ao molho de triplo burro. Óbvio que provei também. Estava delicioso! A carne, incrivelmente temperada e finamente desfiada do recheio no molho mais saboroso que já comi. Foi possível sentir o amor no preparo daqueles pratos.
O chef Roberto Dalla Corte é um italiano vibrante e não raramente vai ao salão verificar as impressões. Com uma simpatia ímpar, ele trouxe um alegre sorriso de satisfação. Confirmei, então, de onde veio o amor. Ele nos contou que a casa é uma extensão do Empório Maria Maria, que fica em Itaipava e também é super bem frequentado.
Sempre fui bastante assídua em restaurantes, bares e botecos. Sou bem aberta, quase não tenho restrição, o que busco são experiências gastronômicas, quero sabores temperados com alma. Imagino que você também. Poucos restaurantes me tocaram sensorialmente aqui no Rio como o Empório Gourmet.
Foi como um almoço de domingo daqueles prazerosos, tirando que era uma terça. Aqueles almoços que o tempo passa sem a gente notar. Ficamos 3 horas lá! Por R$122,00 cada uma, comida farta e até um permissivo vinho no meio da semana, comprovamos que não há nada mais elegante que a simplicidade.
Empório Gourmet Leblon
Avenida Bartolomeu Mitre, 450 - Leblon
Rio de Janeiro/RJ
Fone: (21) 3796-3342
Aceita todos os cartões
* Conteúdo produzido por Isadora Bello Fornari