O bairro da Liberdade é um dos meus passeios favoritos em São Paulo, porque acho ao mesmo tempo gastronomicamente fascinante e bizarro. Ambos sentimentos são despertados pela mesma constatação: encontro coisas lá que nenhum outro lugar de São Paulo tem, e a maioria delas eu não consigo nem ler o rótulo (por estarem escritos em japonês). Enfim, em um dos passeios de domingo na Liberdade, resolvi explorar novas facetas da culinária japonesa que fugissem ao tradicional sushi. Foi assim que eu conheci o Sukiyaki House, casa que leva o nome desse prato oriental que eu estava prestes a desbravar.
Na verdade eu só descobri ele porque fui indicada, porque ele é escondido. Fica numa pequena entradinha na Rua da Glória.
E logo na entrada tem uma placa com todos os restaurantes do prédio e os dias de funcionamento. Fiquei curiosa para conhecer os outros, óbvio.
Recebemos o cardápio assim que chegamos, mas ele era confuso e dava uma certa preguiça pra escolher. Até porque muito mais interessante que ele era essa boca de fogão gigante que tinha no meio mesa.
Comecei a investigar o pedido alheio dos demais indivíduos ali presentes e perguntei ao garçom do que se tratavam. Claro que o que eu queria era algo que de fato usasse o fogão do meio e fizesse essa magia acontecer. Eis que o que eu queria era o tal o suriyaki. O universo fez sentido. Salada? Sim, salada. Todo restaurante japonês que se preze começa com uma boa sunomono - inventei isso agora, mas já acredito.
Mas enquanto desfrutávamos do pepino adocicado, aos poucos foram chegando os ingredientes do nosso prato. Começando com canecas, com água e shoyu, e ovos.
Logo atrás chegou um pratão generoso de legumes e vegetais variados e outras coisas coloridas que eu não identifiquei e achei melhor não perguntar.
Por fim, carne e manteiga.
E foi justamente por esse que começou a folia, ou o nosso almoço. Reparem que ele mexe só com o hashi, isso que é talento.
Depois que já estava douradinha, chegaram os legumes e derivados. Olhem que lindo, tudo colorido.
Por fim macarrão (tem a opção de ser acompanhado de arroz, que no caso não entra na panela).
Ok, a foto final não é incrível. Mas o cheiro é, e o sabor também. E, fora isso, é muito legal acompanhar o processo ali na sua frente, você se sente até orgulhoso de ter participado do resultado, mesmo que só olhando e aplaudindo. Bem alimentadas e satisfeitas com a escolha, pagamos 40 reais cada, com bebida, e fomos desbravar os mistérios da Liberdade.
Sukiyaki House
Rua da Glória, 111 - Liberdade
São Paulo/SP
Fone: (11) 3106-4067
Cartões: Visa e Mastercard
www.sukiyakihouse.com.br
* Conteúdo produzido por Francisca Limberger