Ano passado, nos primeiros dias de 2014, tivemos a oportunidade de realizar uma das experiências gastronômicas mais legais desses nossos oito anos de vida no Destemperados. Quem não lembra da Garzón Experience por favor que clique aqui, porque vale a pena.
Como diz meu pai, não dá para esgotar as coisas. Temos que fazer tudo na vida sempre deixando alguma coisinha faltando, pra dar vontade de voltar. Não dá pra destrinchar Paris, tentar conhecer de cabo à rabo Nova York, nem querer morar em Berlim sob pena de quebrarmos o encanto dessas cidades. Por isso aquele dia em Garzón foi tão especial, pois deixou uma gavetinha vazia em nossas almas, prontas para serem preenchidas num próximo encontro. SEMPRE num próximo encontro.
Eis que surge a oportunidade de reencontrar a chef daquele dia, e dessa vez numa outra proposta. A Macarena e toda a equipe do restaurante dela em Mallorca gostaram tanto do Uruguai que resolveram estabelecer uma operação por lá, onde antigamente funcionava o Saravá (que inclusive já falei sobre ele aqui nesse post). Agora chamado de Jardín by Saravá.
Mas que grande oportunidade de reviver um dia inesquecível! Lembro bem que quando fui pela primeira vez ao Saravá, uma das coisas que mais me chamaram atenção foi a trilha sonora. Incrível no nível deixar o Shazam aberto a noite toda para identificar cada uma delas. Pois segue igual, talvez até melhor!
Algumas (poucas) coisas mudaram lá. Obviamente que o comando da cozinha foi o principal, mas arquitetonicamente falando, pareceu-me um pouco mais aconchegante agora.
Antes era tudo meio sem alma. Lindo, mas sem alma. Não é à toa que tá sempre cheio, sinal de que a coisa tá bem conduzida mesmo. Para não ficar só pagando pau aqui, a única coisa que pontuaria é a falta que me fez um foguinho aceso. Não só pelo cheiro de lenha, que pra mim é um dos melhores perfumes que existem. Mas também pela energia emanada.
Anyway, resolvemos aproveitar a lua cheia, porque não é sempre que dá uma noite linda dessas com iluminação natural. Por isso, ficamos na parte externa curtindo essa vibe.
Nesse meio tempo, logo que sentamos, o garçom que virou nosso melhor amigo da vida toda nos sugeriu dois drinks que estavam fazendo sucesso na casa. Um deles foi o Tintito del Verano, feito com vinho tinto, limonada e espumada de lima, que tava surreal. Outro, o Mojito de Frutilla, igualmente delicioso. Mas o Vinito del verano ganhou pelo critério do exotismo.
Mas não seguiríamos nessa linha all night long porque a proposta do paladar da noite era mais pra um rosé geladinho. No caso, um Tapiz. Delicioso. Entradas? Sim, óbvio. Duas, mais precisamente. A opção da Re foi pelos huevos de la abuela. Que bom que os huevos eram da abuela, uma espécie de huevos revueltos. Cara, já dizia o poeta: "ovo é vida". Então é isso.
A segunda entrada foi minha escolha, e não ficou devendo nada para os huevos. Pulpo a la parrilla com mayonesa de oliva y papa. Demais!
Nos pratos principais, uma surpresa para todos da equipe do restaurante. Nossa maior intenção, além de rever a Macarena, era também provar um tal atum selado que estava fazendo sucesso no balneário. Justo. O que fizemos? Pedimos um para cada, nada mais previsível, né? By the way, tava um escândalo de tão bom, surreal mesmo.
Mas o que causou espanto na galera foi que, como se não bastasse, pedi OUTRO prato principal. Nesse caso, um porquinho braseado que nem estava no cardápio porque surgiu de última hora. E eu lá tenho cara de quem recusa sugestões do dia? Então, comi dois pratos principais e virei herói no restaurante.
Logicamente que isso fez com que eu passasse a sobremesa. Prefiro dois pratos principais do que prato + sobremesa. Toda a vida. Até havia coisas interessantes, como um sorvete de abacate e iogurte com creme de amêndoas e lima. Mas aí sim seria considerado exagero. Drinks, entradas, vinho e pratos principais (três no caso) a 163 reais por pessoa. Isso que eu chamo de "medida certa", até porque não sou louco de contrariar meu pai e esgotar minha admiração pela Macarena. Quero sempre ter motivos para encontrá-la novamente!
Jardín by Saravá
Arenas de José Ignácio, km 185
José Ignácio/Uruguai
Fone: +598 44 86 2826
Aceita todos os cartões