Não é a primeira vez que vou no Cuca Haus, também não sou frequentadora assídua. Bem que eu gostaria. Só precisaria me policiar mais, pois toda vez que vou lá, quase saio rolando. No decorrer deste post dá para entender bem. As comidinhas são ótimas e tudo é feito lá mesmo. Então bora lá que, como o nome já diz, algo da gastronomia alemã nos espera!
A decoração traz lembranças da Alemanha. O ambiente é simples, mas faz qualquer um se sentir em casa. A história do Cuca Haus é um amor. Tem amizade no ar. Essa é a vibe do lugar.
Falando em Alemanha, sabemos que os alemães são loucos por cerveja, logo tem muita cerveja boa no Cuca Haus. Dá uma olhada nessas opções que vão além do cardápio.
Estávamos em dois casais. Eu e o Marco. Luke e Leia. Por coincidência eles estavam conosco, também, na nossa primeira vez na casa. Eu e a Leia, mais empolgadas que os meninos, logo pedimos uma Göttlich Divina weiss de Joinville, SC. Meu amor por weiss só aumenta.
Os meninos pegaram mais pesado e pediram a Perro Libre IPA (Dog Save The Queen). Muito boa escolha. Dei umas bicadinhas também. O Luke ficou derrubado com a IPA. Bem fraquinho o nosso Skywalker de mentirinha.
Para tudo que lembrei de algo importante. Cuca (Streuselkuchen) é comum e tradicional aqui no Rio Grande do Sul, mas o pessoal de outros DDDs talvez não sejam familiares. Então aqui vai o meu entendimento: é um bolo/pão de massa doce, com uma camada de recheio, geralmente de frutas, e com uma farofa doce genial por cima.
E para começar nossa Oktoberfest fora de época, pedimos o wurts. É uma porção de linguiça acompanhada por pão colonial ou cuca. Cuca né! Bom deixar claro que pedimos ½ porção (se isso é desculpa pra qualquer coisa ;). É super bem servido.
Olha a belezura do prato. Eu adoro comer doce com salgado, vice versa e tudo mais o que vier. Comer é bom né? Ponto
A Leia foi de Brot, que é o meu favorito. É um pão com linguiça. Peraí, mas não é qualquer pão com linguiça uma vírgula! O pão é recheado com duas linguiças fininhas e cobertos por queijo cheddar, fatias de tomate, cebola caramelizada, queijo parmesão e orégano. O pão é incrível. Ahhh, suspirei. E isso que não sou fã de cheddar.
Beckenbauer foi a escolha do Luke. É um hamburguer de mix de linguiças no pão de cuca, com molho de gorgonzola, alface, pepino, gergelim preto e molho com curry. Segundo ele, o fez lembrar da infância em Tatooine.
O Cucaburger fez a alegria do Marquito. É um hamburguer de lombo suíno no pão de… adivinhem? Cuca! Comilançaaaaa! Tem maionese, folhas de mostarda, pepino, tomate, queijo, bacon, molho barbecue, e você ainda ganha umas gordurinhas pra perder no seu esporte favorito. Sucesso da casa e baita alegria pro Marco.
Notem que eu não pedi nenhum prato. Calma… não é dieta não. Fiquei tirando lasquinhas dos pedidos alheios. Assim é bom que dá para provar de tudo. Ainda saí na vantagem em conseguir ter espaço para outra cervejinha. Outra Perro Libre. A APA Hoppin Hood.
Dica valiosíssima: guardem espaço para o strudel que é dos deuses. Tem de abacaxi e de maçã. Ambos magníficos. Dividimos o de maçã, o apfelstrudel. Sorvete de creme acompanha. Vale cada caloria.
Por toda essa comilança pagamos 95 reais por casal, ao som do The Blues Brothers, e com as cervejas! Na minha próxima ida não posso esquecer de provar os pasteizinhos de cerveja, Pasteten.
Cuca Haus Café e Pub
Rua São Luis, 1101 – Santana
Porto Alegre/RS
Fone: (51) 3217-3826
www.cucahaus.com.br
Aceita cartões Visa e Master
* Conteúdo produzido por Rafaela Enes