Lámen ou ramen? Tanto faz, os dois tratam do mesmo prato de origem chinesa que se popularizou no Japão, onde é pronunciado “ramen”. O caldo é a alma dessa sopinha feita com noodles, vegetais, carne de porco e o que mais as variadas receitas podem incluir. Claro que bons ingredientes também contam muitos pontos, mas o caldo que os envolve possui o maior peso na nota final. Aqui em Floripa, os lugares listados abaixo entregam lámen no conforto de nossas casas — melhor ainda com o friozinho que tem feito nos últimos dias.
MANAKÁ
O restaurante serve comida asiática bem variada, com cardápio extenso e pratos lindos, coloridos e muito saborosos. Há quatro tipos de lámens: tempurá de camarão com cubos de salmão e vegetais, cogumelos shimeji com vegetais, copa-lombo grelhados com vegetais e sobrecoxa grelhada com vegetais. Podemos escolher o caldo com missô ou shoyu.
Pedidos pelo telefone: (48) 3065-0650, iFood e Uber Eats.
DAISUKI LÁMEN
Eles são especializados em lámens e guiozas artesanais, com o preparo totalmente caseiro, desde o caldo, até a massa, feita por eles. São quatro sabores de lámens a escolher, nos tamanhos tradicional ou grande com caldos de shoyu ou missô. O Chashu vem com carne de porco assado, massa e ovo cozido; o Karaage leva os mesmos ingredientes, substituindo o porco por frango frito; há ainda o vegetariano com shimeji, caldo à base de algas marinhas, legumes e gengibre; e o vegano, feito com shimeji e alho poró com caldo também à base de algas marinhas, legumes e gengibre.
Encomendas de segunda à sexta pelo telefone e WhatsApp: (48) 99924-0360.
Entregas somente aos sábados.
ELECTRA RAMEN
Servem dois tipos de ramen, o tonkotsu, feito com caldo à base suína, cozido lentamente por 12 horas e acompanha carne suína assada por 4 horas no estilo japonês; e o curry shitake, feito com caldo à base de tomates e pimentões assados, ervas frescas, especiarias japonesas e acompanha cogumelos salteados. Os noodles são feitos por eles, à mão, e têm uma textura e consistência ótima. Podemos finalizar com verduras e legumes que tenhamos em casa, como eu fiz com repolho refogado. Como o local ainda está fechado para consumo presencial, eles estão entregando kits congelados em casa, com pedido mínimo de 3 kits para entrega e 2 para retirada.
Pedidos e mais informações pelo Instagram @electraramen ou pelo WhatsApp: (48) 99662-4848
DANJOU YA
Neste restaurante localizado no bairro Coqueiros, o lámen também se faz presente. Entre as opções, há o tradicional, feito com caldo de shoyu, macarrão, duas fatias de porco, ovo, nori e cebolinha. O lámen missô é feito com caldos de missô, peixe e porco; macarrão, repolho, shimeji, moyashi, cenoura e cebolinha. Também podemos pedir os lámens picante, de camarão ou vegano.
Pedidos pelos telefones: (48) 3207-1999 e (48) 99683-7020, pelo Instagram @danjouya ou pelo iFood.
GUI SCHWINN - BAO GUI
O chef Guilherme Schwinn está fazendo kits de lámen e baos para entrega. Os sabores dos lámens variam a cada semana, com novidades. Uma das receitas já produzidas foi o Shoyu Garlic, com caldo de porco, frango, shoyu e alho assado, noodle, chashu de barriga de porco, nori, ovo cozido marinado em shoyu e sakê, tomate assado, cebolinha verde, cogumelo e alho. Também poderemos encontrar opção vegetariana.
Pedidos pelo link até quarta-feira, com entregas às sextas.
SUSHIC
Restaurante de culinária japonesa que também faz serviços de delivery, incluindo lámen. O curry lámen leva molho à base de curry, copa lombo, moyashi, ovo, alga hidratada e cebolinha. Também podemos pedir com caldo de missô ou shoyu e opção vegetariana.
Pedidos pelo app próprio Sushic, pelo site ou pelo iFood.