O cachorro-quente do Rosário é tão tradicional que carrega histórias nostálgicas de inúmeros gaúchos. Sentado nos bancos da Praça Dom Sebastião, em Porto Alegre, ou acumulado nos balcões dos estádios de futebol, o público fiel reconhece o lanche como o clássico dos clássicos.
A história começou na década de 1960, quando Osmar Labres passou a vender cachorro-quente ao lado do Colégio Rosário, em uma carrocinha. A delícia ganhou fama e se espalhou pela Capital. Hoje, o Cachorro do Rosário gera polêmicas, discussões e até processo judicial. - recentemente, a disputa do registro da marca entre pai e filho teve um desfecho.
Mas o que nos interessa é a batalha de sabor, né! Por isso, provamos os dois deliveries, pedindo as versões simples dos lanches. Será que temos um veredito?
De um lado, Cachorro Quente do R, pesando 60 anos de história. Do outro, Cachorro Quente do Rosário, que hoje leva o nome de um dos maiores clássicos do sul do país.
CACHORRO QUENTE DO R
Falar em cachorro-quente das antigas de Porto Alegre é pensar automaticamente no seu Osmar e naquela carrocinha em frente ao Colégio Rosário. E ele deixa avisado: não há filiais. Hoje, funcionando como delivery, podemos escolher o tamanho do pão (grande ou pequeno) e também a quantidade de salsichas (1, 2 ou 3 unidades).
Precisamos dar destaque a um dos seus grandes segredos, o molho fresquinho criado pela mãe do fundador. Uma delícia!
O nosso pedido foi o cachorro-quente com pão grande clássico (R$ 16). E já que estamos avaliando os dois "concorrentes", que sejamos justos. O clássico acompanha salsicha, molho, ketchup, mostarda, ervilha, queijo ralado, salsa e azeite de oliva. Há opcional de pimenta, que foi adicionadíssima. Já a ervilha foi deixada de lado - deixamos essa polêmica para outra hora!
Na primeira mordida, lembranças de uma vida inteira. Cachorro-quente precisa ser exaltado cada vez mais, e com esse clássico de 60 anos não poderia ser diferente.
Telefone: (51) 3022-1911
Disponível no iFood
Praça Dom Sebastião (em frente ao Colégio Rosário) – no bairro Independência, em Porto Alegre
CACHORRO DO ROSÁRIO
Existem tantas filiais que fica difícil escolher uma para dar destaque. Mas não existe muita dúvida, o lanche é bom demais. E o melhor: chega quentinho e rápido em casa.
O cardápio é mais incrementado, com opções que vão além do cachorro-quente, como pancho, lanches, pancho bagual e à la minuta.
O pedido foi o mesmo que o do R, um cachorro-quente clássico (R$ 15,90) com pão de 100 gramas, 2 salsichas, ervilha, milho, salsa, azeite de oliva, pimenta, maionese, molho de tomate, mostarda, ketchup e queijo ralado. Ah, sem ervilha mais uma vez.
Telefone: (51) 3330-0277 ou (51) 3372-3502
Disponível no iFood e no Uber Eats
Precisamos admitir. É impossível avaliar essas belezuras e escolher a melhor. Mas uma coisa a gente pode ter certeza, um clássico é um clássico e tem seu valor sempre! Meu dia começou com esses cachorros-quentes e posso dizer que sou uma pessoa muito mais feliz por isso. Vale a dica, quarenteners!