Nenhum gaúcho passou ileso sobre a maior tragédia climática da história do Rio Grande do Sul, e a sensibilização por solidariedade tomou conta do Brasil para salvar vidas e garantir algum conforto às vítimas que perderam tudo nas enchentes. Praticamente todas as atividades econômicas, desde indústrias a estabelecimentos comerciais, assim como os setores do agronegócio e de serviços, também sofreram e vêm sendo impactadas desde o surgimento da crise.
Em meio a esse cenário, ainda de sensibilização com centenas de milhares de desalojados e desabrigados, desenhar um novo futuro para o Estado é urgente. E ele passa por uma retomada que, além de políticas públicas, se ampara no consumo dos produtos daqui – e, claro, continuando a garantir formas de ajudar a população flagelada.
A Cooperativa Vinícola Garibaldi, por exemplo, definiu estratégias para incentivar as pessoas a visitarem o estabelecimento tão logo elas se sintam seguras e as condições das estradas permitirem. Uma delas convida o público a remarcar suas visitas que estavam planejadas, sem perder de vista o viés solidário.
A marca de vinhos e espumantes apoia um grupo de 19 entidades de Garibaldi que está incentivando doações via Pix, pela chave CNPJ 13.316.363/0001-82, em nome da Associação dos Canarinhos Cantores de Garibaldi. Os recursos serão imediatamente e integralmente utilizados para as famílias gaúchas que mais precisam.
A campanha Entidades Unidas por Garibaldi e Região também está fomentando a atividade turística no município em um futuro breve. A cada R$ 40 doados, a Cooperativa Vinícola Garibaldi entregará um voucher para o doador conhecer a experiência “Uma História para Ressignificar” – nome especial para esse momento, inspirado no “Uma História para Degustar”. O passeio, no Complexo Enoturístico da Cooperativa, poderá ser realizado entre os meses de julho e dezembro deste ano. Para participar é simples: basta enviar o comprovante do Pix para o WhatsApp (54) 99196-5577. Ao todo, serão disponibilizadas mil experiências.
Nesse roteiro, são conhecidas a história da vinícola e a influência das estações nos vinhedos. O passeio é finalizado com a degustação de vinhos e espumantes em uma das salas temáticas do passeio – Primavera, Verão, Outono e Inverno.
Como forma de incentivar o turismo, neste momento em que se começa uma tímida retomada, principalmente com o público das cidades vizinhas de Garibaldi, a vinícola também oferece promoções. Quem chega ao complexo ganha 50% de desconto na experiência “Uma História para Degustar” (de R$ 40 para R$ 20), tendo direito a uma taça de vidro.
Outras ofertas estão em curso no belo varejo da casa, que também integra o espaço. São cerca de 400m² dedicados a exibir premiados rótulos e produtos premium. Parte deles pode ser adquirida com descontos. Vinhos e espumantes das linhas VG e Acordes, marcas de bebidas premium e super premium, estão sendo comercializados com 30% de desconto – uma excelente forma de se aproximar de produtos mais complexos da vinícola e de descobrir novas percepções sensoriais.
O varejo ainda reserva surpresas. Quem adquirir seis garrafas de espumantes da linha Garibaldi paga apenas cinco, e há brindes para compras acima de R$ 199 (saca-rolhas); R$ 399 (uma garrafa personalizada com seu nome); e R$ 599 (bag cooler).
O Complexo Enoturístico é uma porta aberta para desvendar descobertas. Por lá, além do roteiro “Uma História para Degustar”, há outras propostas. Uma delas é o “Taça & Trufa”, que propõe a harmonização de diferentes vinhos e espumantes com trufas artesanais de chocolate. Outra opção é o “Desperte seus Sentidos”, uma oportunidade de explorar os sentidos ao propor uma degustação às cegas de produtos premium. Em uma antiga pipa de madeira, os visitantes são vendados e convidados a descobrirem nuances de diferentes produtos a partir do paladar e do olfato.
Valorizando o vinho e o espumante brasileiros
Os produtos da Cooperativa Vinícola Garibaldi colecionam distinções nos mais importantes concursos internacionais. Em 2023, foram 85 prêmios, e, neste ano, a marca repete conquistas em certames rigorosos, como o francês Challenge International du Vin e o inglês International Wine Challenge (IWC).
São honrarias que ratificam a produção de excelência da marca, cujos produtos exibem recentes medalhas de ouro, como a do espumante Garibaldi VG Extra Brut, obtida em abril no concurso espanhol Bacchus, ou trazem títulos como Melhor Espumante do Cone Sul, conquistado por duas vezes pelo premiadíssimo espumante Garibaldi Moscatel, no chileno Catad’Or World Wine Awards nos anos de 2018 e 2021.
Os produtos da linha Garibaldi são os mais premiados da marca. Sua concepção está baseada na elaboração de vinhos e espumantes que ofereçam, ao mesmo tempo, qualidade e simplicidade. O portfólio é vasto e inclui desde espumantes brancos e rosés nas versões brut, demi-sec e moscatel, além de opções zero álcool. Na seara dos vinhos, estão os emblemáticos tintos cabernet sauvignon e merlot, além dos brancos chardonnay e sauvignon blanc e o rosé pinot noir.
Já a linha VG é dedicada a produtos premium, com processos de vinificação mais demorados. Isso significa estágio em contato com madeira, no caso dos vinhos, e da utilização do método charmat longo, no caso dos espumantes. Os vinhos trazem à tona castas mais restritas, como ancellotta e marselan entre os tintos – que neste ano ganha, ainda, o lançamento tannat – e o branco alvarinho. Os espumantes trazem rosé brut e brancos extra-brut e nature, esse o primeiro blanc de blanc da marca, lançado no ano passado e medalhista de ouro no concurso francês Chardonnay du Monde, em março deste ano.