Motivo de grande orgulho para nós, gaúchos, os azeites de oliva das nossas terras têm ganhado destaque no mercado brasileiro e também internacional, pela qualidade e sabor. Não à toa, são vencedores de diversos prêmios e reconhecimentos mundo afora.
Para fomentar o cultivo das oliveiras, valorizando o plantio, a colheita, o consumo, o estudo e as novas tecnologias, a prefeitura de Guaíba realiza a 2ª Olifeira, evento com mais de 7 mil metros quadrados de exposição, dos dias 19 a 22 de outubro. Mais de 50 expositores de azeite de oliva do Rio Grande do Sul, do Brasil e do Uruguai farão parte da feira, que acontece no Largo José Cláudio Machado, no centro da cidade.
O evento contará com uma série de atividades durante os três dias, incluindo degustações, painéis de discussão, apresentações e a oportunidade de compartilhar informações entre setores e estabelecer planos e projetos para o futuro, como o concurso gastronômico Big Chef, com cozinheiros amadores da região. A Olifeira ainda terá mais de 55 atrações artísticas e shows, como o cantor carioca Diogo Nogueira, no domingo (22).
BIG CHEF OLIFEIRA
O concurso gastronômico quer estimular os entusiastas amadores da culinária. Nesta segunda edição, o Big Chef foi ampliado e dividido em quatro categorias: alunos do ensino fundamental das escolas municipais, alunos do ensino médio das escolas estaduais, merendeiras e categoria livre.
A intenção do concurso é estimular a criatividade, com a inclusão do azeite de oliva extravirgem na cozinha de todas as pessoas, desde os pratos mais costumeiros até receitas novas e mais elaboradas, afinal, além de alimento rico em nutrientes, ele faz muito bem à saúde.
SAFRA RECORDE NO RS
Com a produção recorde de mais de 580 mil litros de azeite de oliva na safra de 2022/2023, o Rio Grande do Sul teve um aumento de 29% em relação ao período anterior, segundo o Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva) e a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi).
No Estado em que tudo que planta vigora, 340 produtores, de 110 municípios, cultivaram uma área de mais de 6 mil hectares de oliveiras. Ao todo, o Estado conta com 93 marcas de azeite.
A prefeitura de Guaíba, vizinha da nossa Capital, quer se fixar como sede de uma feira com olhos voltados ao futuro do agronegócio, onde consumidores, produtores, exportadores e indústria de maquinários de processamento compactuam na relevância do produto em questão.
– Guaíba é o portal das oliveiras, uma cidade que está na rota para a chegada às fazendas produtoras de olivas. Sediando a 2° Olifeira, podemos incentivar e apoiar os produtores da nossa região. Também temos a oportunidade de aprender sobre os sabores dos verdadeiros azeites de oliva extravirgem e como funciona essa indústria fascinante da produção. Ainda, o concurso Big Chef, com diversas categorias, como as dos estudantes e merendeiras do município, estimula o consumo desses azeites – afirma o prefeito Marcelo Maranata.
Confira uma receita onde o azeite de oliva é indispensável.
SALADA DE FEIJÃO FRADINHO
1 1/2 xícara (chá) de feijão fradinho cru
1 litro de água
1/2 pimentão vermelho picado
1/2 pimentão amarelo picado
1/2 pimentão verde picado
1/2 cebola picada
1/2 cenoura ralada
1 tomate picado sem sementes
Suco de 1 limão
1/2 dente de alho picado
Azeite de oliva
Sal e pimenta a gosto
Tempero verde a gosto
1. Em uma panela de pressão, cozinhe em fogo alto, por 20 minutos, o feijão branco na água.
2. Desligue o fogo e espere a pressão sair antes de abrir a panela. Pegue um grão e tente amassar. Se conseguir facilmente, é porque o feijão está cozido. Se não, deixe cozinhar mais um pouco. Escorra a água e reserve.
3. Em uma tigela, misture os pimentões, cebola, cenoura, tomate, alho, suco de limão e tempero verde.
4. Acrescente o feijão e misture bem, regando com azeite de oliva.
5. Corrija o tempero com sal e pimenta e sirva com folhas verdes. É possível também temperar com gengibre, hortelã ou coentro.