Arroz arbóreo ou carnaroli. Um bom caldo de legumes – nada daqueles prontos em tablete. Vinho branco. Alguns ingredientes e processos são indispensáveis quando o assunto é risoto. Isso porque ele, para ser inesquecível, precisa ser cremoso na medida certa, no ponto correto de cocção do arroz, quentinho para aquecer o coração.
É por essas e outras que pedir risoto no delivery é uma opção não muito proveitosa. Dificilmente ele chegará suculento e na temperatura ideal. Ao requentá-lo no micro-ondas ou em uma panela, você provavelmente terá um prato cozido demais, empapado ou mais seco do que deveria.
Com a pandemia iniciando, comer a iguaria de origem italiana seria cada vez mais difícil. Então, por que não entregar um risoto pré-pronto para as pessoas finalizarem em casa? Essa foi a provocação de João Carlos Brancher para dar vida à Giusta, para que os clientes finalizassem na hora do consumo.
- Por que não enviar um kit para o cliente finalizar em casa, né? Já tinha visto alguns produtos em que vai o arroz cru, com ingredientes secos, mas o cliente precisaria comprar o vinho, a manteiga e o queijo, por exemplo. Igual ao nosso, de vender pré-pronto, ainda não - diz João.
Apaixonado pela gastronomia desde sempre, ele, que é mestre e doutor em engenharia metalúrgica – e chegou a lecionar no Instituto Federal de Farroupilha – já havia feito alguns cursos e workshops por hobby, sempre mantendo o sonho de empreender com comida aceso. Em abril de 2020, ele e o sócio Cristiano Valente iniciaram testes com amigos e familiares.
- Para ver o que a galera achava de receber um produto que não é pronto, mas com um pequeno esforço, sem a necessidade de ir ao supermercado e em pouco tempo chegar na qualidade de um prato de restaurante – conta.
Atualmente, os produtos da Giusta estão disponíveis através do site, das redes sociais, empórios, em lojas autônomas de condomínios e, inclusive, em restaurantes, em Porto Alegre e Guaíba. Mas, com os pés no chão, a marca quer crescer cada vez mais.
- Estamos expandindo para crescer. Queremos estar presentes em mais pontos de venda em Porto Alegre, em empórios e mercados de bairro, para depois pensarmos em mercados grandes. Com seis meses de prazo de validade, é possível, ainda, comercializar para outros estados do país – diz.
Prestes a completar dois anos de atuação na Capital, a marca conta com seis sabores no cardápio. São eles: ragu de linguiça, filé com gorgonzola, ragu de ossobuco, abóbora e bacon, shitake seco e caprese. Todas as opções são sem glúten, com porções de, aproximadamente, 500g. Além disso, a valorização da comida artesanal é conceito da empresa, o bacon e a linguiça são produzidos na cozinha da Giusta.
- A charcutaria é outra paixão que carrego desde criança por influência do meu avô que produzia salames no porão de casa - conta João.
O passo a passo
Dentro da caixa, há três pacotes: um com o arroz pré-cozido com sal e pimenta e o vinho branco; o outro com o caldo de legumes; e outro com o sabor escolhido, o queijo parmesão e a manteiga. Todos, bem embaladinhos à vácuo, permitem que você finalize o risoto com os produtos frescos e sem qualquer tipo de conservantes ou aromatizantes.
- Já tivemos feedbacks muito bons, dizendo que nem em restaurantes haviam provado um risoto tão gostoso. Ou ainda a filha de uma cliente que acha o risoto de filé e gorgonzola a melhor comida do mundo – afirma.
Com o produto já descongelado, você deve aquecer o caldo, em uma panela, até ferver. Em outra, coloque o arroz e regue-o com o caldo quente aos poucos. Vá mexendo sempre. Depois de quatro minutos, adicione o recheio e continue mexendo por mais dois minutinhos, até que a manteiga e o queijo derretam. Se necessário, ajuste o tempero. Sirva quente.
Nós provamos o de filé com gorgonzola, o de shitake e o de abóbora com bacon. Sem dúvidas, parece ter sido feito na hora. É realmente impressionante como pode ser cremoso e temperado na medida certa sem ter saído de uma cozinha de um restaurante naquele momento. Será difícil esquecer. E talvez nem queremos. Torcemos para que, cada vez mais, tenhamos a sorte de encontrar a Giusta por aí, para fecharmos a noite com um bom risoto e um bom momento.