Refrescantes, aromáticos, leves e perfeitos para curtir um fim de tarde agradável ao lado de pessoas queridas, os vinhos rosé caíram no gosto dos brasileiros. Em 2020, o consumo de bebidas desse tipo cresceu 35% no País, de acordo com a Ideal Consulting, empresa de inteligência de mercado.
– Os diversos tons de rosé acabaram conquistando os consumidores nos últimos anos. Eles passaram a conhecer melhor a bebida e, consequentemente, a dar mais oportunidade à mesa – afirma Ricardo Morari, Enólogo da Cooperativa Vinícola Garibaldi.
O especialista conta que, no passado, os rótulos rosé eram vistos com certa desconfiança, mas que, atualmente, são reconhecidos pela alta qualidade, pelo estilo particular e pela combinação perfeita com o clima brasileiro. Com isso, deixaram de ser moda para se consolidar como uma forte tendência de mercado.
A popularidade impulsionou o lançamento de novas bebidas e ajudou a aumentar a variedade desses produtos. A Cooperativa Vinícola Garibaldi, uma das produtoras mais conceituadas do país, por exemplo, decidiu explorar ainda mais os sabores dos tons rosados.
A empresa incrementou sua linha com quatro lançamentos que sucedem o Espumante Garibaldi Prosecco rosé, premiado em diversos concursos internacionais – como o francês Citadelles du Vin, em 2021. Confira as particularidades dos novos produtos rosé.
Relax
O leque de lançamentos foi aberto com a repaginação do Relax, um vinho frisante rosé, elaborado em fermentação natural e com aroma intenso.
– Por ser um vinho frisante, o Relax apresenta uma quantidade de gás carbônico menor do que a presente em um espumante. Trata-se de um vinho fresco, leve e descomplicado, para ser bebido em momentos de descontração. É um produto indicado para todo o tipo de consumidor, mas que atinge principalmente o novo, que busca bebidas com estilo mais jovem e fácil de beber – comenta Morari.
ICE Rosé
As novidades da Cooperativa Vinícola Garibaldi também incluem o ICE Rosé. Refrescante e com aromas intensos de frutas vermelhas (como cereja e morango), o espumante apresenta notas florais delicadas e frescas.
– O ICE Rosé tem a proposta inovadora de desmitificar o consumo, permitindo a adição de gelo ou a utilização em drinks com frutas, por exemplo. Trata-se de um demi-sec, no qual trabalhamos uma acidez mais alta do que a de um espumante normal, justamente para que, quando adicionado gelo ou frutas, a bebida permaneça com boa refrescância e sabor marcante – conta o especialista.
Garibaldi Pinot Noir Rosé
O Garibaldi Pinot Noir Rosé é indicado para quem já é iniciado na enologia e gosta de consumir vinhos mais complexos. Com coloração delicada, notas de frutas vermelhas (morango, framboesa e cereja) e toque floral, a bebida harmoniza bem com entradas, canapés, saladas, peixes, frutos do mar e até cozinha oriental.
– Uma vez na boca, tem boa estrutura e persistência. É um rosé para quem procura um vinho com maior estrutura e complexidade aromática – destaca o enólogo.
Granja União Merlot Rosé
Outra novidade é o Granja União Merlot Rosé, um vinho descompromissado e perfeito para qualquer momento do dia. Com aromas intensos de frutas vermelhas, a bebida oferece muito frescor e combina com pratos leves e canapés.
– Esse vinho é elaborado exclusivamente com uvas Merlot, apresentando coloração rosé delicada com nuances violáceas. É um rosé para o público que busca jovialidade, leveza e frescor – finaliza Morari.