O último estudo realizado pelo Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul, o Consevitis-RS, apontou que a produção de uva e de vinho representa aproximadamente 2% do PIB gaúcho – esse percentual não engloba as atividades de enoturismo e de enogastronomia, podendo, então, ser ainda mais representativo.
O estudo chamado de Complexo Econômico da Uva e Derivados levantou que o setor compreende mais de 12 mil propriedades com produção de uva e mais de 400 mil hectares. Além disso, há mais de 60 mil agricultores familiares e mais de 550 vinícolas e cooperativas registradas. O setor é muito mais do que emprego e renda, é tradição, cultura e tem toda uma cadeia que alimenta: produtores, vinícolas, comercial, turismo, eventos, hotelaria e gastronomia. São muitos os elos que a uva e o vinho unem, sem contar os enólogos e as áreas de marketing, que ajudam a promover os produtos e a conquistar reconhecimentos internacionais, que chancelam a qualidade da nossa bebida.
Com tudo o que aconteceu no Estado, é hora de união e de valorizar o que é nosso. A Consevitis-RS reforça o movimento de apreciar os vinhos, os espumantes e os sucos produzidos pelas empresas gaúchas. Uma das ações foi a criação de um selo especial que destaca os rótulos nas prateleiras, tanto aqui no Rio Grande do Sul quanto ao redor do país. É uma maneira visual e rápida de identificação dos produtos gaúchos na hora da compra. A ação iniciou com 500 mil selos impressos, que serão distribuídos entre as vinícolas associadas à Uvibra (União Brasileira de Vitivinicultura), à Agavi (Associação Gaúcha de Viticultores), à Fecovinho (Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul ) e à ACIU (Associação da Comissão Interestadual da Uva), entidades que compõem a Consevitis-RS.
A campanha ainda conta com uma carta aberta, assinada em nome dos produtores gaúchos, que agradece as doações, os voluntários e o apoio no envio de água, de barcos e de motos aquáticas. Na sequência, será feito um reforço para seguir o consumo de produtos gaúchos, para nos reconstruir, fortalecer a nossa tradição em produção de uva e de vinho, avançando em tecnologia e qualidade, movimentando a cadeia e contribuindo para a economia local.
Para nós, gaúchos, que ainda estamos sentindo na pele a dor da inundação, ver o selo verde estampado nas garrafas dos nossos produtos vai ser um sinal de pedido de ajuda. Esse é o propósito: consumir os nossos e fazer a economia girar, para, assim, voltarmos fortes, aguerridos e bravos, valorizando os nossos vinhos e reconstruindo as nossas cidades e o nosso querido Estado.