De 13 a 16 de outubro, enólogos, sommeliers e jornalistas se encontram para degustar mais de 700 amostras de 16 países. O concurso chega a sua 10º edição e vai contar com amostras de todos os continentes, com destaque para os vinhos de Marrocos e Bulgária, pouco conhecidos entre os consumidores.
Além dos novos países produtores de uva e vinho, também tem amostra da África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bolívia, Brasil, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Portugal e Uruguai. A bancada dos 30 jurados também tem nacionalidade diversa, contando com degustadores da Bolívia, Brasil, Chile, França e Itália.
Com o aumento do consumo dos vinhos, cada vez mais as pessoas estão buscando referências e conteúdos sobre a bebida, e esse concurso, promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), chancela a qualidade dos produtos nacionais e internacionais servindo de referência para o consumidor, salienta o presidente da ABE, enólogo Daniel Salvador.
Outro destaque dessa edição, além do crescimento do número de amostras, é que na bancada dos jurados aumentou e muito o número de mulheres. “A participação das mulheres no mundo do vinho está cada vez maior, seja como enóloga, como apreciadora, mostrando suas habilidades e sensibilidade na arte de degustar e elaborar. O Brazil Wine Challenge está atento tanto às tendências de mercado em relação aos produtos quanto ao mercado consumidor. Abrir mais espaço para as mulheres é também reconhecer o espaço por elas conquistado neste universo que, historicamente, sempre foi mais masculino”, complementa o presidente.
Já estamos ansiosos para saber o resultado, e vocês?