Já faz tempo que o hambúrguer deixou de ser um prato exclusivo de fastfoods e se tornou protagonista de confraternizações em casas e em restaurantes. Além de encontrar a carne perfeita, a combinação de bebidas também pode deixar a ocasião ainda mais especial. Conversamos com a beer sommelier Aline Petroli, que compartilhou dicas de como harmonizar com vinhos e cervejas.
Leia também
Vinhos tintos leves: a pedida para os dias mais frios | Natália Frighetto
Mitos sobre a cerveja | Natália Frighetto
BURGER DE CARNES VERMELHAS
Se a escolha da noite for por um blend de carnes vermelhas – que além de sabor dá suculência ao prato –, a dica é apostar no estilo pale ale. Essas cervejas costumam ser mais intensas e casam bem com carnes. Se você preferir vinho, vá nos tintos com boa estrutura de tanino e acidez para equilibrar com a gordurinha do hambúrguer. Sugestão: Cerveja Bohemia 838 Pale Ale
BURGER DE CARNE DE PORCO
Quando o hambúrguer levar carne de porco e linguiças, abra as cervejas de estilo amber ale. Se preferir vinho, é possível combinar tanto com um tinto leve (como um pinot noir ou merlot) quanto com um branco (a variedade riesling é uma boa pedida).
Sugestão: Sfera Merlot 2013 da Vinícola Arbugeri
BURGER DE FRANGO
Há quem prefira preparar um hambúrguer com carne de frango (e até com peixe). Nesses casos, o estilo pilsener é a opção certeira. Para encher as taças, vá em um rótulo branco de sauvignon blanc – é também uma boa opção para hambúrguer de camarão.
Sugestão: Nederburg 1791 Sauvignon Blanc
VAI TER QUEIJO?
Hambúrguer com queijo é maravilhoso. Como não amar? Se for provolone, o estilo amber lager de cerveja vai muito bem por ser de baixa fermentação, enquanto o vinho poder ser um branco chardonnay com acidez pronunciada para balancear com a gordura do ingrediente. Quando o burger levar queijos azuis, como o gorgonzola, aposte na cerveja escura de estilo stout ou em um vinho tinto mais intenso para acentuar todos os sabores.
Sugestão: Patagonia Amber Lager