Considerada a rainha das uvas brancas, a chardonnay é muito conhecida por produzir excelentes vinhos tranquilos e amadeirados, além de compor ótimos espumantes. A sauvignon blanc, por sua vez, é superaromática e refrescante. Mas, o mundo das uvas e do vinho vai muito além delas. Com mais de 5 mil castas existentes, é possível conhecer e descobrir sabores inusitados. Selecionamos cinco variedades que fogem do óbvio para você conhecer.
Moscato: ficou muito conhecida em função dos espumantes moscatéis, doces e frutados. Se você já degustou o moscato seco, vai saber que é uma uva aromática, com toque floral, que lembra frutas cítricas, de acidez elevada e refrescante. É leve e uma boa pedida para os dias de calor.
Viognier: é uma variedade francesa que ganhou destaque na Austrália e se adaptou muito bem ao solo do Brasil. Produz um vinho branco muito perfumado, com aromas florais e de mel. De sabor um pouco mais marcante, combina com um almoço com frutos do mar, como os camarões empanados que a Lela vai ensinar nas próximas páginas.
Grüner Veltliner: do leste europeu, é uma variedade que vem ganhando bastante espaço no mercado nacional. Tem aromas simples de limão, maçã e pera – com acidez bem viva. Vai bem com pratos aromáticos e com comida japonesa. Por produzir vinhos, geralmente, com teor alcoólico baixo, não deixa acentuar o sabor picante do gengibre e do wasabi.
Pinot Grigio: é uma casta italiana também chamada de pinot gris, na França, por ser uma variedade branca com casca acinzentada. Resulta em vinhos de aromas elegantes, como limão siciliano e melão, podendo até desenvolver essência de damasco quando a safra for de verões muito quentes. É uma bebida que casa com uma tábua de frios com queijos suaves e macios.
destemperados
Para fugir do óbvio com as uvas brancas
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: