Conversamos com um apaixonado por drinks sobre a bebida mexicana que tem como marca registrada a forma artesanal como é produzida. Com a ajuda do Frederico Muller, um dos proprietários do bar Olivos 657, em Porto Alegre, listamos algumas características que fazem do mezcal algo único. Ele foi ao México para fazer uma imersão no mundo do destilado e voltou cheio de informações - e de garrafas - na bagagem.
1. O mezcal é uma bebida destilada feita a partir da mesma planta que a tequila: o agave - uma espécie de cacto nativo do México.
2. Na verdade, a tequila é um tipo de mezcal. Só que ela é feita apenas do agave azul, que hoje em dia é plantado industrialmente por grandes marcas.
3. Já o produto de outros 30 tipos de agave, feitos artesanalmente por pequenos produtores mexicanos, ficou com o nome mezcal.
4. A maioria desses produtores é do estado mexicano de Oaxaca. Quase 70% dos agaves do mundo estão lá, e algumas variedades só são cortadas depois de crescerem por décadas.
5. Uma das principais características da bebida é o cheiro de ervas, minerais, lácteos ou defumado, que depende da espécie e da idade da planta.
6. Por isso, quanto mais antigo o agave, mais caro o mezcal. Tem garrafas que podem custar até R$ 1.500, mas o preço médio é de R$ 120 para as marcas mais populares.
7. Isso porque a bebida é “fabricada” pela própria planta. Não precisa ser envelhecida como o vinho, o uísque ou a tequila.
8. A fermentação e a destilação são feitas com estrutura quase zero. O longo processo começa com o cozimento da pinha do agave em um buraco.
9. Por isso, se diz que o mezcal é uma bebida viva: todos os sabores e aromas vêm da planta e da terra onde ela cresce.
10. O mezcal foi a primeira bebida alcoólica destilada nas Américas. O nome vem do azteca Mexcalli, uma junção de palavras que significa “agave cozido”.
Quer saber mais? Nós listamos 10 perfis sobre mezcal para seguir no Instagram