Conhecido por combinar com tudo, o espumante é a bebida oficial das festas natalinas e de Réveillon. Nada de usar bebidas de baixa qualidade na comida, não cozinhe com um espumante que não fosse beber. Aqui te mostramos 7 dicas para utilizar a mesma garrafa que foi aberta para começar os brindes nas receitas de final de ano:
1. PARA BEBER: nenhuma das dicas abaixo vai ser dada para o uso de uma garrafa inteira. Fique de fora do estresse que toma conta da cozinha em 24 de dezembro e abra uma garrafa de espumante já no dia anterior.
2. DRINKS: alguns drinks com espumante podem ser elaborados sem o uso de muitos ingredientes e utensílios. O Bellini, que mistura suco de pêssego e espumante em partes iguais, cai superbem em happy hours. As Mimosas, que combinam o espumante com suco de laranja, harmonizam bem com brunchs e cafés da manhã em clima de festa.
3. PARA FAZER A MARINADA: além dos temperos tradicionais de sua preferência, adicione meia garrafa de espumante ao deixar a ave do Natal de molho, preferencialmente um dia antes de assá-la. O espumante não só realça o sabor dos temperos, mas também ajuda a penetrá-los na carne.
4. PARA REGAR O ASSADO: passada uma hora com a ave no forno, recomenda-se regá-la de hora em hora para que a carne não resseque. A dica aqui é regá-la adivinhe com o quê? Espumante. Separe uma taça para cada vez que for regar o assado.
5. PARA DAR SABOR AO ARROZ À GREGA: o arroz à grega também pode entrar no clima festivo, adicionando uma taça de espumante logo depois de fritá-lo. Aliás, as famosas passas de final de ano podem ser hidratadas no espumante também. Para os que não são fãs de arroz à grega, que tal um arroz com espumante e amêndoas torradas?
6. NA SALADA: atenção que essa dica é ouro! O espumante serve como base de molho para saladas ao usá-lo ao invés de vinagre, com um fio generoso de azeite, sal, pimenta e uma folha de limoeiro, que fica em infusão por alguns minutos antes de regar folhas e legumes.
7. NA SOBREMESA: o espumante pode ser utilizado nas receitas de sobremesa, tanto para umedecer biscoitos em pavês ou como ingrediente principal numa musse, batido no liquidificador com uma lata de leite condensado e uma lata de creme de leite sem soro. A medida do espumante é a mesma da lata e o Moscatel é o mais indicado para esse preparo.
Seja nas taças ou nos pratos, use a criatividade e aproveite os espumantes brasileiros nas festas de final de ano.
Tem uma dica incrível com espumante? Compartilha com o pessoal aqui nos comentários! ;)
Produzido pelos Destemperados para o IBRAVIN.
destemperados
Dentro e fora das taças
Destemperados
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: