Você é daqueles que, no frio, troca a cerveja por uma taça de vinho? Na verdade, é possível curtir os dois tipos de bebida, basta escolher direitinho, afinal nem todas as cervejas foram feitas para se beber estupidamente geladas.
Na hora de optar por um rótulo de cerveja para o frio, opte por aquelas mais encorpadas e com teor alcoólico e complexidade maiores. Conversamos com o especialista em cerveja Sady Homrich e ele nos deu algumas dicas.
- Para acompanhar massas com molhos bem trabalhados, fondues, caçarolas e assados de forno, buscamos estilos que tenham sabor e estrutura. Os maltes caramelados e tostados ganham lugar em estilos germânicos, belgas e britânicos, além dos seus superlativos norte-americanos - explica Sady.
As cervejas Bock, Doppelbock e Eisbocks vêm da Alemanha como variantes em cervejas de cevada e trigo. Da Bélgica vêm, por ordem crescente, Belgian Strong Golden ou Dark e as trapistas Dubbel, Tripel e Quadrupel. Os ingleses colocam potência nas Barley Wine, Robust Porter e Imperial Stouts. Os norte-americanos basearam-se em todas anteriores, ousando com adição de café, chocolate e centeio em versões mais lupuladas do que a tradição europeia.
- Se você busca uma cerveja encorpada, o caráter maltado estará presente, junto com outros cereais. Quanto maior a proporção de malte, mais álcool teremos, o que pode trazer sensação de calor à boca - avisa.
E para quem ainda não larga a taça de vinho por nada, pode procurar por cervejas maturadas em barris de madeira, a tendência do inverno deste ano.
- As cervejas que descansam em barris novos adquirem as características da madeira utilizada. Mas também podem repousar em barris por onde já passaram Bourbon, Porto, uísque e cachaça. Isso faz com que a cerveja ganhe personalidade única.
Confira abaixo algumas dicas de rótulos dadas por Sady:
1. COLORADO DEMOISELLE
Cerveja escura no estilo Porter que leva café em sua receita. Experimente com pratos defumados ou até mesmo com uma sobremesa de chocolate.
2. COLORADO INDICA
Representante do estilo Pale Ale, esta cerveja de alta fermentação é feita com generosas quantidades de malte, lúpulo e rapadura, o que garante a ela corpo, amargor e teor alcoólico. Combina com pratos bem condimentados.
3. WÄLLS PETROLEUM
Tem coloração preta e sua receita tem alta carga de maltes escuros e adição de chocolate. Também tem aromas de café e caramelo. Vai bem com chocolate meio amargo.
4. DUM PETROLEUM
Esta cerveja preta do estilo Oatmeal Stout tem amargor pronunciado, aromas de café e chocolate meio amargo e malte. Vai bem com carnes vermelhas.