Realizado no mundo inteiro, o Malbec Day (comemorado no domingo 17 de abril) homenageia esta uva que se adaptou perfeitamente ao terroir da Argentina, garantindo vinhos marcantes e deliciosos, ótima dica para harmonizar com carnes vermelhas. Para aproveitar a data, pedimos para que Rodrigo Albernaz, gerente da Importadora Porto a Porto, nos ajudasse a selecionar alguns rótulos bacanas para apreciar. Nas dicas dele, cinco opções da região de Mendoza, na Argentina.
ALFREDO ROCA FINCAS MALBEC
Este é um vinho com aroma de frutas vermelhas, como ameixa e framboesa. Com passagem de seis meses por carvalho, tem taninos macios e adocicados. Experimente com carnes vermelhas.
EMILIA NIETO SENETINER MALBEC BONARDA
Este vinho de colaração vermelha intensa é produzido com as uvas Malbec e Bonarda. Tem aromas florais e de cerejas. Em boca, é equilibrado, com taninos suaves e final persistente. Combina com carnes vermelhas, aves, massas com molhos leves e queijos meia cura.
NIETO SENETINER MALBEC DOC
Com aromas de frutas como ameixa e figo, este vinho tem notas de baunilha e também de tabaco. Com passagem de 12 meses por barricas de carvalho francês e mais seis meses amadurecendo em adega, este vinho é encorpado, com boa acidez. É ideal para acompanhar churrasco, carnes grelhadas em geral e massas com molhos encorpados.
DON NICANOR MALBEC
Com amadurecimento de 12 meses em barricas de carvalho francês, é um vinho com aromas de ameixas pretas secas e notas de baunilha. É encorpado, aveludado, com taninos doces e maduros. Prove com picanha ou embutidos, além de queijos de massa dura e sabor intenso, como parmesão.
CADUS TRI MALBEC
Com cor vermelho intenso, este vinho adquire aromas de frutas vermelhas e negras maduras, além de notas de especiarias e tostado, depois de amadurecer em barricas novas de carvalho francês por 12 meses. Em boca, é seco e encorpado. Vai bem com carne vermelha e queijos curados. Só lembre-se de decantar pelo menos 45 minutos antes de consumir.