Opção para quem quer aliar a refrescância dos brancos à complexidade dos tintos, os vinhos rosés são versáteis e caem bem em diferentes ocasiões, principalmente nos dias mais quentes.
Apesar de existirem diferentes maneiras de produzir esse estilo, a mais conhecida é aquela que deixa a casca pouco tempo em contato com o mosto. Essa prática garante vinhos leves, delicados e muito refrescantes, em função da acidez presente na bebida.
Além de contar com uma coloração que chama a atenção, passando por diferentes tons de rosa, os aromas que se destacam são os de frutas vermelhas, passando pelos florais e até mesmo minerais e de especiarias.
Como o verão já pede pratos mais leves, aposte em harmonizações como saladas, frutas, frescas, carnes brancas, peixes e frutos do mar, como ostras, camarões e mexilhões. Risotos pouco condimentados, queijos frescos e massas com molho de tomate também são uma boa pedida.
Veja abaixo alguns rótulos que gostamos:
CASA VALDUGA LEOPOLDINA MERLOT ROSÉ
Produzido no Vale dos Vinhedos com uvas Merlot, tem intensidade aromática, com notas de frutas vermelhas como framboesa, morango e cereja. Na boca, tem muita refrescância e cremosidade.
ROUTHIER & DARRICARRÈRE MARIE GABI ROSÉ
Este vinho da Campanha Gaúcha é feito com uvas Cabernet Sauvignon, adquirindo caráter leve, seco e com acidez equilibrada. Tem aromas de flores, frutas brancas como pêssego e maçã e frutas vermelhas como pitanga e amora.
VF ROSÉ
Elaborado na Serra Catarinense pela vinícola Villa Francioni com um corte das uvas Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Sangiovese, Syrah, Petit Verdot, Pinot Noir, Merlot e Malbec, tem aromas de frutas e flores. No paladar, é leve, delicado e refrescante.
QUINTA DA ROMANEIRA ROSÉ 2012
Este vinho da região do Douro, em Portugal, tem uma coloração cereja intensa, com aromas de frutas vermelhas frescas, como cereja e morango, além de notas florais. Feito com as uvas Tinta Roriz e Touriga Franca, é equilibrado e fresco.
L'OSTAL CAZES ROSÉ 2014
Produzido com Syrah e Granache na região do Languedoc, na França, este vinho é límpido e rosa claro. Tem aromas de frutas frescas como morangos e cerejas, com notas de romã e pétalas de rosa. No paladar, é leve e frutado.
MIGUEL TORRES SANGRE DE TORO ROSÉ 2013
Este vinho espanhol é feito com as uvas Garnacha e Cariñena, obtendo aromas de cereja, morango, framboesa e groselha. Na boca, tem boa acidez e sabor frutado.