Para quem ama o inverno e o frio - ou para quem apenas deseja um bom vinho para se aquecer -, a melhor opção são os tintos encorpados e de boa estrutura. Para nos ajudar nessa busca, pedimos uma ajuda ao sommelier João José, de Santa Catarina, que nos indicou alguns vinhos perfeitos para degustar nesta estação. Entre as opções, bebidas brasileiras e de fora do país. Inspire-se e preencha sua adega!
ÉPICO
Produzido pela Vinícola Guatambu, de Dom Pedrito, no Rio Grande do Sul, é feito com as castas Merlot, Tannat e Cabernet Sauvignon das safras 2011, 2012 e 2013. Tem cor rubi escura, é muito frutado - com notas de ameixas e amoras - associado a taninos finos e tem um belo corpo. Harmoniza com animais de caça, carnes vermelhas, massas com molhos e queijos fortes.
CHÂTEAU MONTUS
Elaborado por Alain Brumont com as uvas Tannat e Cabernet Sauvignon, este vinho francês tem aromas complexos, de frutas maduras, e é bem encorpado, com um final persistente. Combina com costela de cordeiro, peito de pato e comida oriental apimentada.
ALTAÏR SIDERAL
Este vinho chileno é um corte das uvas Cabernet Sauvignon, Syrah, Carmenère, Cabernet Franc, Petit Verdot e Petir Syrah. Tem cor rubi, aromas de frutas negras, como ameixa e mirtilo, e notas de defumado. Na boca, é denso e refinado, com boa acidez. Vai bem com carnes vermelhas grelhadas ou lombo de porco com molho de ervas.
DEDICATO MERLOT
Este vinho da vinícola Monte Paschoal, de Farroupilha, no Rio Grande do Sul, é feito com uvas Merlot. Mostra intensidade, com notas de ameixa e especiarias, e tem estrutura equilibrada com acidez na medida. Harmoniza com cortes nobres de carne, pequenas caças e pratos à base de cogumelos.
PRIMERAS VIÑAS
Produzido pela vinícola Lagarde, de Mendoza, na Argentina, com uvas Cabernet Sauvignon, tem uma cor violácea intensa, com aromas de cereja, compotas, chocolate e nuances de baunilha. Na boca é estruturado. Combina com carnes vermelhas e queijos como parmesão.
ACINATICO AMARONE DELLA VALPOLICELLA CLASSICO
Elaborado por Stefano Accordini com as castas Corvina, Rondinella e Molinara, este vinho italiano mostra riqueza de sabores, volume, refino e complexidade. Vai bem com carnes vermelhas grelhadas e assadas e queijos maduros.
ROCCA DELLE MACÌE CHIANTI CLASSICO
Produzido principalmente com uva Sangiovese, este vinho italiano tem cor rubi viva, com aromas de frutas silvestres escuras. É um vinho maduro, com taninos firmes, e supergastronômico. Harmoniza com carnes de caça, massas e queijos curados.
AURORA CABERNET SAUVIGNON MILLESIME
Feito com uva Cabernet Sauvignon, este vinho da vinícola Aurora, localizada no Rio Grande do Sul, tem cor rubi escura, com aromas frutados. Na boca, tem boa acidez, é macio e elegante. Casa com aves de carne escura, molhos encorpados, queijos de sabor acentuados e risotos.
ESTEVA
Elaborado pela Casa Ferreirinha, no Douro, em Portugal, este vinho é composto pelas uvas Touriga Franca, Tinta Roriz e Tinta Barroca. Tem aromas frutados e florais e, na boca, tem estrutura e corpo na medida para o dia a dia.
CAPRILI BRUNELLO DI MONTALCINO
De de cor rubi, este vinho italiano é feito com a uva Sangiovese Grosso. É complexo, aveludado e lembra geleia de frutas, ervas e especiarias. Combina com carnes assadas e queijos curados.
CASA VALDUGA VILLA LOBOS
Produzido com a uva Cabernet Sauvignon, este vinho gaúcho, feito no Vale dos Vinhedos, tem notas de especiarias e aromas complexos. No paladar, tem uma estrutura poderosa e é elegante. Harmoniza com massas de molhos picantes, queijos maduros e carnes de caça.
SALMOS
Feito com as castas Garnacha Tinta, Carignan e Syrah, este vinho espanhol, da vinícola Miguel Torres, tem aromas de frutas vermelhas como mirtilo e amora, além de notas de especiarias, nuances de couro e tabaco. Vai bem com cordeiro, risoto de cogumelos, polenta cremosa com ragu e picanha recheada.
VALMARINO CABERNET FRANC ANO XVIII
Produzido em Pinto Bandeira, no Rio Grande do Sul, com a safra de 2012, este é um vinho de cor rubi, com reflexos violeta. No olfato, é frutado e complexo, com especiarias como pimenta, café e cacau. No paladar, traz taninos maduros de estrutura macia.
QUINTA DO SEIVAL CASTAS PORTUGUESAS MIOLO
Este vinho da Campanha Gaúcha, de aromas florais e frutados, é feito com as uvas Touriga Nacional e Tinta Roriz. Tem média acidez e é estruturado. É um belo acompanhado para pratos protugueses, como caldo verde, leitão assado e queijos maduros.
BOUZA TANNAT
Produzido no Uruguai, este vinho é bastante frutado, com notas de café e cacau no nariz. Em boca é fresco, encorpado e tem taninos firmes. Experimente com carnes bovinas e ovinas assadas.