Por Marco Zimmermann*
marco.zimmermann@gmail.com
A Alemanha já foi lar de muitos estilos antigos de cerveja que se perderam com a proliferação das pilsens pelo país no século 20. Porém alguns sobreviveram, como é o caso da cerveja típica de Dusseldorf, a Altbier, cujo nome sugestivo significa “cerveja velha” (ou antiga) em alemão. Um fato interessante sobre esse estilo é que ele é produzido com a levedura do tipo ale, porém com uma temperatura de fermentação típica de uma lager, o que a deixa mais suave do que as ales tradicionais.
A Diebels Alt (4,9%) é a cerveja mais conhecida e mais vendida desse estilo. Possui coloração cobre clara, com aroma suave de malte e levemente frutado. No sabor a cerveja é seca, com amargor suave
e boas notas de malte.
A Uerige Alt (4,7%) é reconhecidamente uma das melhores cervejas do estilo. A cor é cobre com espuma bege. O aroma é levemente tostado, com malte e lúpulo. O sabor apresenta notas carameladas, lupuladas e levemente frutadas, com amargor bem equilibrado.
Umas das primeiras versões brasileiras do estilo foi a paulista Bamberg Alt (4,8%). Apresenta coloração marrom avermelhada, com aroma de malte destacado e um toque de lúpulo. O sabor é caramelado com leves notas torradas e lupuladas.
*Marco Zimmermann é cervejeiro e colunista do Destemperados em SC