Marco Zimmermann
marco.zimmermann@gmail.com
O Festival Brasileiro da Cerveja começou quarta-feira (11/3) e neste dia as atenções foram todas voltadas para as grandes vencedoras do concurso realizado no evento. Foram 187 medalhas distribuídas em 78 estilos, em um total de 873 cervejas avaliadas. E não é de se estranhar que os estandes das cervejarias premiadas sejam os mais procurados nestes primeiros dias de festival. Aproveite que o evento continua até sábado para provar algumas delas!
Cervejaria Vencedora
A gaúcha Tupiniquim foi escolhida a Cervejaria do Ano, com nada menos do que 14 medalhas, sendo seis de ouro. O estande deles está bastante concorrido, mas vale a pena enfrentar a fila e provar as cervejas, com destaque para a Berliner Weisse Maracujá, feita de trigo com notas frutadas e boa presença da fruta, e a Lost in Translation, uma IPA fermentada com levedura selvagem que apresenta um ótimo equilíbrio entre a acidez e o amargor.
A melhor do ano
O prêmio de cerveja do ano foi para a Seasons Brasilicow, uma witbier com manjericão, que fornece um aroma intenso à cerveja, tão aromática que chega a remeter levemente à pizza. Tenha paciência caso queira prová-la pois as filas na frente do estande da Seasons são as maiores do festival e são poucos litros da cerveja disponibilizados por dia.
Catarinenses em destaque
Entre as cervejarias de Santa Catarina, os destaques na premiação foram as medalhas de ouro para a Bierland American Red Ale, a Itajahy Brava Pale Ale, a Eisenbahn Pale Ale, a Bierbaum Weizenbock e a Saint Bier Stout. Ganharam também medalhas as cervejarias Blauer Berg, Handwerk, Jester, Klaus Bier e a Lohn.
Festival Brasileiro da Cerveja
11 a 14 de março
quarta a sexta das 19h à 1h
sábado das 15h à 1h
Parque Vila Germânica, Rua Alberto Stein, 199, Velha
Blumenau/SC
www.festivaldacerveja.com