Por João José*
joaojosesommelier@ig.com.br
Para que serve a rolha numa garrafa de vinho? Ela é importante e dá pistas sobre a qualidade do vinho antes mesmo de você prová-lo! Caso a rolha esteja bem seca, indica que a bebida foi armazenada de pé e não deitada, forma indicada para vinhos. Se a rolha estiver muito molhada, podemos suspeitar que entrou um pouco de ar além da conta e o vinho pode estar danificado. Rolha com cheirinho de vinagre sugere vinho oxidado, ou seja, significa que entrou ar demais na garrafa por defeito da rolha ou mau armazenamento!
Caso haja aroma de mofo é ainda pior: trata-se de um fungo que faz a cortiça ficar doente, dizemos que o vinho está bouchonné. Há vários tipos de rolhas: screw cap (metálica com rosca), sintética (termoplástica ou vidro) e a tradicional de cortiça (material vegetal da árvore Sobreiro, que tem vantagem de vedação, resistência e elasticidade). Não existe consenso sobre qual delas é a melhor, o mais importante é remover e apreciar o elixir de Baco!
2ª Vindima de Altitude
Pegue o saca-rolhas e vá para a 2ª Vindima de Altitude, a Festa da Colheita da Uva, que ocorrerá de 26 a 29 deste mês em São Joaquim, Urubici, Água Doce, Urupema, Videira, Campo Belo do Sul e Treze Tílias. Diversas atrações culturais, música, presença do Balé Bolshoi, boa culinária e, é claro, muita degustação dos vinhos finos da Serra Catarinense nas vinícolas esperam por você. Imperdível!
*João José é sommelier e colunista de vinhos no caderno Destemperados em Santa Catarina