A crença de que apenas os vinhos brancos são aceitáveis no calor do verão pode ser deixada de lado. Os vinhos tintos são muito bem-vindos. Principalmente se elaborados com a variedade pinot noir. É uma uva de caráter fresco, com menos taninos e aromas frutados de frutas vermelhas, como morango, cereja, framboesa, mirtilo e amora.
– Não é um vinho estruturado, que dá aquela sensação de enrugamento da boca, como o cabernet sauvignon, por isso é fácil de beber – explica o sommelier João José. – E o caráter ácido da uva é o que confere refrescância à bebida.
Segundo ele, as pessoas estão aprendendo a beber os tintos nas épocas quentes, antes prioritariamente de brancos e espumantes.
– A questão é que o público brasileiro preferia variedades de uvas como cabernet sauvignon e carmenère, que são mais estruturados e alcoólicos e não combinam com a temperatura.
Mas isso está mudando. Agora, o público tem começado a se identificar com outros tipos de vinhos e procurado uvas como a pinot noir, que produz vinhos mais jovens. Originária da Borgonha, na França, a casta pinot noir também tem produção de destaque em países como Nova Zelândia, Chile, Argentina, Estados Unidos e Alemanha. No Brasil, tem sido bem explorada na Serra Catarinense, no Vale dos Vinhedos e na Campanha
Gaúcha.
Os vinhos produzidos com a uva pinot noir vão muito bem com pratos leves, como saladas, frutos do mar, frango e pato, desde que não sejam acompanhados por molhos encorpados.
VINHEDOS HOOD PINOT NOIR
Produzido pela Vinícola Geisse, em Pinto Bandeira, surpreende pela boa acidez e pelos aromas de frutas vermelhas. Leve, é perfeito para harmonizar com peixes e petiscos. Mais um motivo para casar bem com o verão.
ALMAÚNICA PINOT NOIR
Do Vale dos Vinhedos, é equilibrado e frutado, com um sutil toque de carvalho francês. Tem aromas de caramelo, chocolate, coco queimado, ameixa seca e morango.
INDOMITA GRAN RESERVA PINOT NOIR
Produzido no Valle de Casablanca, no Chile, é um vinho rico em aromas de amora, cereja, floral e balsâmico. Tem boa acidez, taninos leves, frescos e redondos.
ESCORIHUELA GASCÓN PINOT NOIR
Elaborado em Mendoza, na Argentina, tem aroma de morango, notas herbáceas e toques de chá verde. Bom volume e persistência encantadora que preenche com elegância a boca.
KRIS PINOT NOIR
Do norte italiano, é um vinho delicado, com muita leveza, no qual impera o frutado de mirtilo, framboesa e amora associado a toques de cogumelos, tabaco e taninos sedosos ao palato. De coloração rubi, já encanta pelo rótulo.
* Conteúdo produzido por Juliana Palma